qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Gewurztraminer, o novo branco da Miolo que nasce na Campanha Central

Varietal é o sétimo rótulo da linha, o primeiro meio seco, que chega para brindar a Primavera, expressando o terroir de um vinhedo único

Sobrematuradas, as uvas que deram origem ao Miolo Single Vineyard Gewurztraminer Safra 2022 foram colhidas, exclusivamente, da Quadra 35, Parcela A, do Vinhedo Pedregal das Abelhas, em Santana do Livramento, na Campanha Central. Do micro lote de apenas 6,51 hectares, nasceram 13.659 garrafas de um vinho que expressa o que de melhor aquele terroir tem a oferecer para esta variedade. A novidade vem na versão meio seco, celebrando a chegada da primavera, o lançamento já está no mercado, numa estratégia de atender a demanda crescente por vinhos brancos.

Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo, este vinho é mais um testemunho do que a vinícola vem fazendo na viticultura de precisão. “Nossos vinhos nascem nos vinhedos e, assim, conseguimos aplicar toda nossa expertise de 35 anos de trabalho no mapeamento, manejo e condução de cada projeto. O Miolo Single Vineyard Gewurztraminer é mais um exemplar que surge das nossas profundas pesquisas não apenas em cada terroir, mas principalmente de suas relações com cada casta. São anos de testes, investimentos e um olhar também para o mercado”, destaca. Afinal, o vinho branco vem ganhando espaço no gosto dos brasileiros como excelente companhia para dias muito quentes como vem sendo registrado.

Adriano comenta, ainda, que este Gewurztraminer é o melhor resultado alcançado da casta neste terroir. “É surpreendente. Depois de muitos ensaios, estamos lançando um vinho no estilo de um autêntico Gewurztraminer da Alsácia. Elaborado com uvas de um vinhedo de quase 20 anos, este vinho é exuberante, muito aromático e com notas complexas que lembram muito o perfil floral, mas também de frutas muito maduras e silvestres”. O que o enólogo considera ainda mais surpreendente é ter conseguido repetir o resultado em mais de uma safra. “Já temos três safras deste vinho na cantina, aguardando o momento certo para ser lançado. Conseguimos reproduzir o resultado e isso é um desafio que precisa ser comemorado, pois fazer um vinho de uma única safra é fácil, o mais difícil é repetir”, enfatiza.

O Miolo Single Vineyard Gewurztraminer Safra 2022 é um ‘abraço perfumado’. Elaborado com uvas que sobre maturaram sob o sol da Campanha Gaúcha, este varietal esbanja complexidade aromática com notas tropicais. Sua marcante intensidade manifesta descritores de aromas que vão de notas de abacaxi em calda e mel até flores como rosas. Macio em boca, é leve e muito agradável. Límpido, tem tonalidade amarelo-claro e traços esverdeados. A principal virtude deste vinho é a versatilidade, podendo acompanhar petiscos, saladas, pratos frescos, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, frutos-do-mar, siri na casca, ostras, peixes de mar ou rio com destaque para robalo e côngrio, queijos de massa mole e frescos.

Este é o sétimo rótulo da linha Miolo Single Vineyard, que reúne exemplares de terroirs onde a empresa está presente com vinhedos e unidades produtivas. De Candiota (RS), Campanha Meridional, o trio com Alvarinho, Touriga Nacional e Pinot Noir. O Riesling Johannisberg e o Cabernet Franc vêm de Santana do Livramento (RS), na Campanha Central, que agora passa a contar com o Gewurztraminer. Somente o Syrah, que carrega a tipicidade do nordeste brasileiro, vem do Vale do São Francisco, Casa Nova (BA).

São vinhos 100% varietais, elaborados de vinhedos únicos, resultado do intenso e criterioso trabalho de viticultura de precisão que mapeia solos em busca da melhor tipicidade e a máxima expressão do terroir de cada rótulo. Tanto que estes vinhos são todos frutos de micro lotes previamente selecionados para determinado fim, resultando em vinhos com potencialidades únicas e diferenciadas em cada tipo de uva.

OS VINHOS E SEUS MICRO LOTES

 

Miolo Single Vineyard Gewurztraminer Safra 2022 – 13.659 garrafas

Vinhedo plantado há mais de 20 anos na Campanha Central – Micro lote do Vinhedo Pedregal das Abelhas – Quadra 35 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 6,51 hectares

 

Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg Safra 2022 IP Campanha Gaúcha – 18.862 garrafas

Vinhedo plantado em 1978 na Campanha Central – Micro lote do Vinhedo da Toca do Tigre

Quadra 121 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 3 hectares

Material genético originário da Universidade da Califórnia, em Davis.

Miolo Single Vineyard Alvarinho Safra 2022 IP Campanha Gaúcha – 17.309 garrafas

Vinhedo plantado em 2001 na Campanha Meridional. Variedade mais estudada no vinhedo e na adega.

Micro lote do Vinhedo da Figueira

Quadra 2 – Parcela G

Colheita manual e seletiva de 2,71 hectares

Miolo Single Vineyard Pinot Noir Safra 2022 – IP Campanha Gaúcha – 14.675 garrafas

Vinhedo plantado em 2002 na Campanha Meridional.

Micro lote do Vinhedo da Ponte

Quadra 7 – Parcela C

Colheita manual e seletiva de 3,6 hectares

Miolo Single Vineyard Touriga Nacional Safra 2021 – 26.454 garrafas

Vinhedo plantado em 2007 na Campanha Meridional.

Micro lote do Vinhedo da Tapera

Quadra 15 – Parcela B

Colheita manual e seletiva de 3,6 hectares

Miolo Single Vineyard Cabernet Franc Safra 2022 – IP Campanha Gaúcha – 27.158 garrafas

Vinhedo plantado em 1999 na Campanha Central.

Micro lote do Vinhedo da Sanga do Jacaré

Quadra 77 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 3,8 hectares

 

Miolo Single Vineyard Syrah Safra 2022 – 20.832 garrafas

Vinhedo plantado em 2009 no Vale do São Francisco.

Micro lote do Vinhedo do Mandacaru

Quadra 14 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 3 hectare

Único vinho da linha Single Vineyard elaborado com uvas cultivadas fora da Campanha Gaúcha.

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da