qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Óptica Foco conta a história da bebida tradicional do Rio Grande do Sul

Chimarrão: uma paixão gaúcha
A equipe da Óptica Foco aguarda todos os gaúchos e prendas de todas as querências para visitarem a loja e conhecer nossa variedade de produtos.

O chimarrão é um dos símbolos mais conhecidos do tradicionalismo gaúcho. Mais do que uma bebida, é um hábito passado de mão em mão, de geração para geração. Tem quem goste de tomar o amargo pela manhã curtindo a solitude, quem tome antes do almoço, junto à família, ou quem goste de compartilhar a cuia em um “mate-papo” com os amigos. Seja qual for o seu ritual preferido, ele traz muitos benefícios.

Bombas de qualidade

Origem do chimarrão

Por volta do século XVI, colonizadores espanhóis chegaram às terras brasileiras, onde hoje fica o estado do Paraná. Na localidade, viviam tribos de indígenas Guaranis que costumavam consumir uma espécie de chá servido em porongo, caá-i ou ‘água da erva’. A bebida não era bem-vista pelos padres jesuítas. Por não saberem do que se tratava e trazer à memória a ligação de infusão de ervas com a bruxaria, o consumo do mate foi proibido. O impedimento não durou muito tempo, e, no século XVII, os próprios jesuítas incentivaram seu uso em combate ao alcoolismo, fenômeno resultante da proibição do caá-i.

Com o passar do tempo, o hábito de tomar chimarrão foi passado dos indígenas para os colonizadores que experimentaram e gostaram do sabor da bebida. Logo, eles criaram utensílios para aprimorar e enfeitar essa prática.

O aumento no consumo gerou, consequente- mente, o aumento da produção da erva-mate. O crescimento foi tanto que chegou a ser a mais importante atividade econômica brasileira até 1632.

Economia gaúcha

Além da tradição, a bebida é um importante vetor da economia da região. No Rio Grande do Sul, os dados mais recentes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação indicam que a expectativa de produção de folha verde de erva-mate em 2023 era de 300 mil toneladas. Ao todo, 191 municípios estão envolvidos na cadeia produtiva da erva.

Benefícios para a saúde

Além de fortalecer a tradição, o chimarrão tem o potencial de contribuir para a saúde dos seus apreciadores. Pesquisas mostram que a erva-mate é fonte de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do nosso corpo, prevenindo problemas como colesterol alto, acúmulo de gordura abdominal e doenças como câncer.

Cuias e bombas

Outro benefício do mate é a sua ação antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento das células e proteger contra os demais efeitos negativos dos radicais livres.

Pensando nisso, a óptica Foco oferece a você uma linha de cuias e bombas em prata e ouro, também bombas em aço inox com preços que cabem no seu bolso. E para os gaúchos não se perderem na hora, a óptica Foco possui uma variedade infinita de relógios de marcas e qualidade inigualável com designs sofisticados.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,