Acontece, durante todos os dias da 47ª Expointer, uma mostra de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Rede Estadual, vindos de todas as regiões do Estado. Os alunos de 26 instituições de ensino, incluindo escolas técnicas agrícolas e do campo, apresentam iniciativas que demonstram criatividade e o comprometimento com o meio ambiente. A partir da orientação dos professores, que acompanham os jovens durante a exposição, os trabalhos têm em comum o viés da sustentabilidade, com ideias que podem ser aplicadas tanto em regiões rurais quanto em áreas urbanas.
Entre os destaques está uma série de iniciativas que aborda desde a cultura indígena até a agricultura familiar, passando ainda por temas relacionados à preservação ambiental e às estratégias para diminuir os impactos das mudanças climáticas por meio do sequestro de carbono
Mostra de Trabalhos escolares na Casa da Embrapa
Os projetos foram selecionados pelo Departamento de Modalidades e Atendimento Especializado da Seduc (Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul), e estão abertos para visitação na Casa da Embrapa, até o dia 2 de setembro. Organizados em três grupos, as escolas fazem um revezamento ao longo da programação da Expointer.
Cada equipe permanece durante três dias, com um estande próprio onde os estudantes exibem arte, maquetes e criações das atividades realizadas. Os custos de deslocamento, hospedagem e alimentação foram pagos pela Seduc para viabilizar a participação.