Aconteceu no último sábado (24), na primeira noite da 47ª Expointer, na cidade de Esteio. A pista central do Parque de Exposições Assis Brasil foi palco de um espetáculo intitulado Ópera Gaúcha, que cantou o recomeço do local, inundando em maio pela catástrofe climática que atingiu o Estado, hoje, revitalizado, recebeu um grande público.
O tema do espetáculo foi “A Força do Nosso Povo”, contando um pouco da resiliência, força, e superação do povo gaúcho ao longo da sua história e também diante das adversidades recentes. Com música, dança e declamação, a apresentação trouxe uma série de referências do Rio Grande do Sul.
O governador Eduardo Leite esteve presente e elogiou a sensibilidade e a qualidade da apresentação. “O espetáculo foi muito emocionante. Apresentou lindamente as muitas expressões culturais do nosso Rio Grande, mostrando as dificuldades que o gaúcho enfrentou, enfrenta e fazem o nosso povo mais forte”, disse.
O projeto reuniu, além de bailarinos, outros artistas como os cantores Joca Martins, Luísa Barbosa, Analise Severo, Pirisca Grecco, Érlon Péricles, Fernando Saccol, Emily Borghetti, Luciano Maia, Mas Bah, Rodrigo Soltton, Ricardo Comasseto, Adriana de Los Santos, Fofa Nobre, Liliana Cardoso, José Alberto Andrade e José Estivalete. A apresentação contou com a participação especial da cantora gaúcha Luisa Sonza, nascida em Tuparendi. Luísa abriu o espetáculo com a canção Céu, sol, sul, terra e cor.
A cantora santanense Maria Alice também fez parte do espetáculo e a reportagem do Jornal A Plateia conversou com a artista que expressou sua gratidão: “Estou muito feliz em fazer parte dessa história, estar aqui neste lugar que hoje está de pé e é um verdadeiro milagre. A Expointer aconteceu mesmo depois de tudo o que aconteceu com o nosso estado, então eu me sinto muito grata por ter tido a oportunidade de estar nessa Ópera Gaúcha que é de uma magnitude muito grande”, destacou.