qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Entidade tradicionalista mais antiga de Sant’Ana do Livramento

CTG Fronteira Aberta

O CTG Fronteira Aberta foi fundado em 11 de maio de 1955 por um grupo de jovens, amigos e sócios do Clube Caixeiral, cujo anseio era cultivar nossa cultura e nossas tradições, tendo como lema: a lealdade e a franqueza. Durante toda sua trajetória sempre primou por isso. Além de ser a entidade tradicionalista mais antiga de Sant’Ana do Livramento, o CTG Fronteira Aberta é uma das mais antigas da 18a Região Tradicionalista.

Desde a sua fundação, o CTG Fronteira Aberta vem, ao longo dos anos, se transformando em uma das principais entidades do nosso estado, com uma história rica e repleta de conquistas, onde podemos destacar a parte cultural; as prendas que conquistaram títulos regionais e estaduais na parte artística; com seus integrantes, tanto nos individuais como nas conquistas dos festivais; em grupo, com suas Invernadas de Danças que sempre representam muito bem a nossa cidade nos festivais por todo estado. Destaque para a conquista inédita para, Sant’Ana do Livramento, do primeiro lugar no ENART (Encontro de Arte e Tradição), força B que simboliza um marco para o CTG, sendo também a primeira Invernada a conquistar este título na região.

Atualmente, a nova gestão assumiu a entidade na pandemia, um desafio enorme devido ao momento e também uma responsabilidade imensa para manter a entidade ativa e honrando a sua história.

Na ocasião, visando se aprimorar e evoluir no movimento tradicionalista gaúcho, a entidade criou e reestruturou todos os departamentos e invernadas que compõem o CTG. Reativou o Departamento Campeiro, no qual hoje realiza cavalgadas e participa de cavalgadas em outras entidades. Recentemente criou uma invernada no departamento campeiro que é o grupo de cavalgada que irá representar o CTG na busca da chama na cidade de São Gabriel. Buscando resgatar a parte cultural que, com o tempo foi se perdendo, se reestruturou todo departamento e hoje contamos com vários jovens que fazem parte do cultural e realizam palestras, seminários e oficinas. Recentemente, no último dia 25 de agosto, o CTG realizou seu concurso interno de peões e prendas e contou com mais de 15 jovens participando com seus familiares e amigos.

Na parte artística, a entidade tem ativa seu grupo de de- clamadores, intérpretes, músicos e dançarinos que levam o nome da entidade e de Sant’Ana do Livramento por todo o estado. Suas Invernadas de Danças participarão nos próximos meses do JUVENART (Categoria Juvenil) e do FESTMIRIM (Categoria mirim), ambos na cidade de Santa Maria.

Na parte de esporte também reativamos o departamento e, hoje em dia, além de estar com a sala de jogos aberta para os associados, também está com dois trios de trucos que participam de campeonatos em todo o estado, sendo no último ano finalistas do ENECAMP (Encontro de Esportes Campeiros) e neste ano novamente estarão nos representando na grande final do estado.

O CTG Fronteira Aberta tem orgulho e se honra em ter toda essa equipe de integrantes representando e levando nossa bandeira por todo o Rio Grande e também em ser uma entidade que trabalha os 365 dias do ano, sempre em prol da cultura e da nossa tradição, procurando incentivar os jovens a darem continuidade nesse legado.

Em setembro, teremos várias atividades para todos os tipos de público: cavalgada – dia 08 de setembro; palestras culturais durante toda a Semana Farroupilha, inclusive com visitação em escola desde o início do mês; jantares; show e bailes durante toda a Semana Farroupilha, começando no dia 06 de setembro com o evento onde será apresentado a nova gestão de peões e prendas da entidade. Fica, então, o convite a todos que queiram nos prestigiar neste Mês Farroupilha!

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,