qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Trem do Pampa amplia passeios semanais

Nova atração turística na Campanha Gaúcha tem saídas programadas para sextas, sábados e domingos.
Trem do Pampa amplia passeios semanais - Foto: Flow Films

O mais novo passeio turístico do Rio Grande do Sul, o Trem do Pampa, em Sant´Ana do Livramento, completou um mês de operação dia 20 de agosto, e a Giordani Turismo, empresa responsável pelo atrativo, oficializa a ampliação no número de passeios fixos até o final do ano. Previsto, inicialmente, para realizar duas viagens aos sábados, o Trem do Pampa terá saídas fixas as sextas, sábados e domingos.

“Estamos muito felizes, pois a procura pelo passeio está superando as expectativas que tínhamos, isso nos levou a uma reoganização, para que essa frequência de passeios seja mantida, pelo menos até o final de 2024. Depois vamos novamente avaliar e ajustar, se necessário”, explica Evandra Stringhini, gerente de operações da Giordani.

Com a decisão da empresa, as saídas que até então eram extras – as sextas e domingos – e vinham acontecendo desde a inauguração, em 20 de julho, permanecem. “De 200 passageiros que previmos inicialmente (100 por saída do trem) agora podemos atender 1.200 passageiros na semana”, completa Evandra.

O PASSEIO

O passeio do Trem do Pampa acontece em um moderno trem, que proporciona vista panorâmica, a bordo de dois vagões – batizados de Cabernet e Tannat, uvas cultivadas na região. Durante o percurso de 20 quilômetros, atrações artístico-culturais se apresentam aos passageiros e ajudam a contar a história e as tradições da região, enquanto é servido vinho e suco de uva do terroir local. Na paisagem que passa pela janela estão os campos e seus animais, os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade: o Cerro de Palomas.

O ponto de partida, e também final, do passeio é a Estação Central de Sant´Ana do Livramento. Nela o turista é direcionado, conforme o bilhete adquirido, ao trem ou ao transfer, para a primeira parte do passeio. O passeio se completa com visita e degustação na Vinícola Almadén, da Miolo Wine Group, localizada ao lado da Estação de Palomas, destino do Trem do Pampa, e local de embarque no trem para quem fez o primeiro trecho do roteiro com transfer. Em todos os passeios de trem pelo Pampa do Rio Grande do Sul o visitante faz um trecho a bordo do trem e volta de ônibus ou ao contrário.

O passeio tem duração média de 3 horas, e os bilhetes custam R$ 135 (trem + transfer rodoviário + degustação a bordo + visita à Vinícola Almadén). A aquisição pode ser feita pelo site tremdopampars.com.br, Central de Vendas (55) 3965-0088, ou diretamente na Estação de Sant’Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198).

Trem do Pampa

Estação de Sant´Ana do Livramento – R. Ten. Aníbal Benévolo, 279 – Divisa

Informações e reservas: (55) 3965-0088 ou tremdopampars.com.br

Ingresso: R$135,00*

Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Sant´Ana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação, mediante apresentação de comprovante – válido para compra presencial ou via Central.

Duração: aproximadamente 3 horas

Instagram: @tremdopampars

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,