qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Inadimplência no Rio Grande do Sul recua ao período pré-enchentes

No mês em que a negativação é retomada, após a pausa causada pelas enchentes de maio, número de inadimplentes no RS atinge volume abaixo do registrado nos quatro primeiros meses do ano

Em meio a notícias ruins causadas pelas enchentes de maio, a economia do Rio Grande do Sul recebe um alívio com o mais recente Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa.
Mesmo após a retomada das negativações, que estiveram suspensas em maio e junho por decisão dos birôs de crédito, o Estado registrou menor volume de inadimplentes em relação aos quatro primeiros meses do ano. Atualmente, o território gaúcho registra 3.486.075 consumidores em situação de inadimplência – 3,6% a menos do total apontado há 60 dias. Eles representam 38,32 % da população gaúcha e juntos devem mais de R$ 19bilhões.

Os bancos e cartões de crédito seguem como principal segmento das dívidas no Estado, representando 31,85 dos débitos – queda de 1,95 pontos percentuais em relação ao registrado em abril, mês que antecedeu as suspensões das negativações.

Enquanto nos demais estados, os débitos com as contas básicas representam mais de 21% no bolo da inadimplência, no Rio Grande do Sul o atraso no pagamento de água, energia e gás, consideradas essenciais, têm uma parcela de apenas 11,56% no total do endividamento da população.

Sobre a Serasa    
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,