qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Fórum discute a reconstrução gaúcha na Expointer

Fórum discute a reconstrução gaúcha na Expointer - Foto: Eliezer Falcão

A retomada gaúcha após as enchentes foi tema do Fórum da Reconstrução do Rio Grande, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) e a rádio Guaíba nesta terça-feira (27/8), no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) , na Expointer. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, foi um dos painelistas do evento, falando sobre a economia do Estado neste momento de reconstrução.

O titular da Sedec iniciou sua fala citando o histórico fiscal do RS, que veio de um período de déficit e que, só nos últimos anos, vem alcançado o equilíbrio, melhorando, assim, as condições para investimentos em setores estratégicos. O secretário explicou que a pandemia e as enchentes abalaram esse processo de reequilíbrio mas que, com um trabalho muito bem planejado, o governo estadual consegue que suas ações tenham o melhor resultado possível.

Um dos exemplos da importância que o governo dá para o planejamento é o Plano de Desenvolvimento do RS, que teve seu lançamento – em junho- adiado devido às enchentes, mas que terá sua conclusão em breve. Além de identificar as potencialidades da economia tradicional, ele também vai mapear novas oportunidades de investimento para o Estado, como em tecnologia e energias renováveis, sendo um grande “guarda-chuva” para ações do futuro do RS.

Polo falou também sobre a Agência de Promoção e Atração de Investimentos, criada para que o Rio Grande do Sul tenha mais proatividade na busca de investidores e na abertura de mercados, e que está em fase de construção.

O secretário terminou sua fala com uma mensagem de otimismo. “Nosso povo tem muita coragem e capacidade empreendedora, demonstrada , por exemplo, pelo desbravamento de vários lugares do Brasil pelos gaúchos, especialmente pelos que foram trabalhar no agro. Vamos nos reerguer mais fortes e melhores, com muito crescimento”, finalizou.

URGENTE: Operación URUTAU realiza allanamientos, incauta animales, armas y detiene a personas con “vinculación” a “Conexión Ganadera”

“Conexión Ganadera”, el esquema que tiene en velo el circuito ganadero del Uruguay, en esta oportunidad no fue diferente en el departamento de Rivera. En esta oportunidad tras un trabajo de inteligencia policial se activó la faz operativa de la denominada Operación “URUTAU”, resultado de un trabajo llevado a cabo por personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía

Resumo de quinta-feira – 03/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – Trump taxa em 10% produtos brasileiros FOLHA DE S. PAULO – Trump tributa Brasil em 10% e acirra guerra comercial com China e Europa O GLOBO – Tarifaço de Trump redesenha ordem do comércio global e taxa Brasil em 10% Valor Econômico – Trump anuncia taxa de 10% para

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) disponibilizou a segunda edição da cartilha “Acúmulo de Benefícios”.

O material, voltado aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), foi elaborado pela Supervisão de Admissões, Pensões e Inativações (SAPI) e esclarece que os redutores implementados não se restringem às pensões recebidas por cônjuges, mas se aplicam também em outros casos. A primeira versão explica como funciona o sistema de acumulação de benefícios previdenciários para fins de aplicação de redutores,