seg, 2 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Pecuarista Cláudio Caldas receberá Medalha Paulo Brossard na Expointer 2024

Honraria será entregue pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) na segunda-feira (26) na sua sede

Na noite de segunda-feira (26), a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) vai realizar, durante a 47ª Expointer, mais uma edição do Mérito Febrac – Medalha Paulo Brossard. Serão agraciados cinco nomes, escolhidos pela diretoria, que representam a dedicação e o compromisso com a agropecuária gaúcha e brasileira.

Conforme o presidente da Febrac, Marcos Tang, os nomes agraciados são pessoas importantes que trabalham fortemente em prol do setor. “São pessoas que arregaçam suas mangas, são pessoas que, além do seu conhecimento dentro da área da agropecuária, olham para frente, que querem o bem comum e por isso merecem essa homenagem. Essa medalha é entregue para pessoas que sempre se destacam, são de fácil convívio e acrescentam nos meios onde elas estão inseridas, somando positivamente para a nossa entidade”.

Nesta edição, serão agraciados Milton Evandro Nunes, o Miltinho, assessor da Administração da Farsul; Márcio Madalena, secretário Adjunto da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul; Edemundo Gressler, presidente da Arco; e Eduardo Finco, ex-presidente da Febrac.

Na lista dos agraciados com a honraria também está o nome do pecuarista e jornalista Cláudio Antônio Bittencourt Caldas, primeiro presidente da Associação Brasileira de Brangus e proprietário da Cabanha e Estância Santa Rita em Sant’Ana do Livramento. Natural de Porto Alegre, Cláudio Caldas é um dos mais conhecidos criadores e entusiastas do Brangus no Brasil. Sua paixão foi suficiente para motivá-lo em busca do desenvolvimento da raça,  lutar por ela e pelo surgimento de uma entidade visando congregar os pecuaristas que desde o início, acreditavam no potencial daquele gado oriundo do cruzamento entre o zebuíno e o Aberdeen Angus, que inicialmente foi batizado de “Ibagé”, posteriormente “Brangus-Ibagé” e atualmente “Brangus”. Formado em Ciências Contábeis, Cláudio Caldas foi o primeiro presidente da Associação Brasileira de Brangus, durante duas gestões, no período de 1979 e 1982. 

Em 1965, casou-se com a pecuarista santanense, Elisa de Souza Caldas, vindo para Livramento para cuidar das atividades campeiras com ela. “Foi a partir daí que começou meu envolvimento com a agropecuária”, disse Cláudio. Na fazenda, herdada pela esposa, iniciou a sua história ligada à Raça Brangus, onde ele seria o precursor no Brasil, com a criação e difusão da raça, assim com a criação da Associação Brasileira de Brangus em 26 de janeiro de 1979.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Haddad no seu labirinto, que não é só dele, mas do PT e do Lula por Tarso Genro

O que restou para o Brasil, de tudo isso que estamos vendo em todo o mundo, é uma resistência no terreno da política local e sul americana Tarso Genro (*) Diz a lenda e uma parte da História do meu Estado que um dos nossos grandes Govenadores, em seu leito de morte – asfixiado por um enfisema pulmonar – respondeu

PRECONCEITO INCOMPREENSÍVEL

De algum tempo para cá “todos os meses tem uma cor”. Antes, o “Outubro Rosa” parecia ser o único destacado a chamar a nossa atenção para a importância da realização de exames preventivos para evitar doenças. No recém-findo mês passado tivemos a campanha do “Novembro Azul”, um alerta sobre o câncer de próstata e sobre a saúde masculina em geral.

Governo do Estado apresenta balanço da 2° etapa da missão na China

Passando para compartilhar a 2ª etapa da nossa missão na China: – Shenzhen com população de 17,6 milhões de pessoas, que faz parte da província de Guangdong com 126 milhões de habitantes! – Visita a Huawei, uma gigante mundial na área de tecnologia, a empresa conta com aproximadamente 200 mil funcionários no mundo, sendo que somente no parque tecnológico que