qua, 18 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 14 e 15.09.24
Aplateia Digital | 14 e 15.09.24

Última Edição

Histórias que Ouvi Contar apresenta: Oficina “Caminhos para o Teatro na Escola”

Iniciativa promove capacitação de educadores e aproxima crianças do universo teatral em municípios do interior do Rio Grande do Sul

Os municípios de Rosário do Sul, Quaraí e Sant’Ana do Livramento recebem no final deste mês de agosto as oficinas intituladas “Caminhos para o Teatro na Escola”. Os encontros acontecem nos dias 27, 30 e 31, respectivamente. A iniciativa integra o projeto “Histórias que Ouvi Contar”, idealizado pelos artistas Bruno Rodrigues e Felipe Cremonini, e tem como objetivo incentivar os professores a explorar a potência do teatro como ferramenta pedagógica, promovendo um encontro dinâmico e prático.

O projeto visa também levar o teatro para crianças do interior, contribuindo com a formação pessoal dos alunos das séries iniciais, do 1º ao 4º ano. Além de ampliar o gosto pelas artes cênicas, o projeto busca familiarizar os pequenos com o mundo lúdico e imaginário proporcionado pelo teatro. As oficinas, que duram 3 horas, são gratuitas para os professores e incluem certificados de participação. 

As oficinas são voltadas para educadores das séries iniciais, de escolas municipais, estaduais ou particulares, e os interessados podem se inscrever através do Instagram @historiasqueouvicontar. A realização do projeto é viabilizada por meio de recursos da Lei Complementar nº 195/2022, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, com financiamento do Pró Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal.

Programe-se:

– O que: Oficinas “Caminhos para o Teatro na Escola” (Projeto Histórias que Ouvi Contar)

– Quando: 

– Rosário do Sul: 27/08, terça, às 18h30 na EMEF Barão do Rio Branco, 

– Quaraí: 30/08, sexta, às 8h30 no Centro Cultural

– Sant’Ana do Livramento: 31/08, sábado, às 9h na Sala Cultural

Em entrevista ao jornal A Plateia, Felipe Cremonini, um dos responsáveis pelo projeto, ressaltou: 

“A oficina faz parte do projeto Histórias que Eu Ouvi Contar, que realizo com o Bruno Rodrigues. Surgiu no ano passado com o objetivo de levar teatro para as escolas de ensino fundamental, especialmente nos anos iniciais. No ano anterior, cobramos uma pequena taxa para as apresentações, mas graças à aprovação pela Lei Paulo Gustavo, conseguimos expandir nossas atividades.”

Felipe mencionou que a iniciativa agora abrange também as escolas municipais de Rosário do Sul, Dom Pedrito e Quaraí. “As apresentações começam na próxima semana e, junto a isso, vamos oferecer uma oficina formativa para os professores chamada “Caminhos para o Teatro na Escola”. Muitas vezes, nas aulas de arte, o teatro é deixado de lado, focando mais nas artes visuais. Por isso, queremos capacitar os educadores a integrar o teatro em suas práticas pedagógicas”, concluiu.

Os participantes da oficina receberão material pedagógico gratuito com dicas de como trabalhar com teatro em sala de aula, incluindo sugestões de livros e jogos. Além disso, haverá uma oficina sobre acessibilidade para pessoas com deficiência, ampliando assim o alcance e a inclusão no universo teatral. O objetivo final é formar não apenas educadores capacitados, mas também um público jovem que valorize e consuma as artes cênicas.

Aplicativo SmartBus começa a operar em Livramento

Tecnologia permite que o usuário acompanhe pelo smartphone horários e itinerários dos ônibus. Seja para trabalhar pela manhã, ou ir à escola, centenas de santanenses utilizam o transporte coletivo diariamente no município.

Kilos de droga, armas, municiones y menor detenido en Rivera

En la jornada de este miércoles 18 de setiembre una nueva acción policial llevada a cabo en la ciudad de Rivera, arrojó resultado positivo. En esta ocasión tras un trabajo de inteligencia llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera, se llevó a cabo un allanamiento en la zona de barrio Cerro

Presidente do TCE-RS é convidado para palestrar no seminário da União Parlamentar do Mercosul

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, que também preside Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), nesta terça-feira (17), recebeu o convite para palestrar no Seminário Internacional da União Parlamentar do Mercosul, que será realizado em Uruguaina, nos dias 7 e 8 de novembro. O convite foi entregue pelo diretor de