Com um crescimento de 8% em relação à edição anterior, a Expoagas 2024 encerrou com negócios de R$ 704,8 milhões entre expositores e compradores. O Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, recebeu 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo. A feira com o tema “Superação é a nossa marca” também atraiu mais de 63 mil pessoas.
Após as cheias históricas que afetaram nosso estado, a Expoagas 2024 foi confirmada há menos de 60 dias. Isso foi possível graças a um mutirão de supervisão liderado pela Fiergs e ao envolvimento de três mil funcionários de várias áreas. O sucesso do evento recompensou os esforços para restaurar os pavilhões de exposições destruídos pelas chuvas.
Pré-eventos na Serra Gaúcha foram incluídos na programação, como o segundo Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que reuniu 70 novas lideranças do setor. Aproximadamente, 700 lançamentos foram apresentados pelos expositores durante a feira, bem como promoções para clientes e condições especiais de pagamento. Eram varejistas 77% das 7,1 mil empresas que participaram da Expoagas 2024. Os turistas vieram de seis países e de todos os estados do Brasil.
Antônio César Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), enfatizou o trabalho histórico para recuperar o evento e a participação de varejistas de todo o Brasil. A Expoagas aumentou o número de visitantes potenciais, com 23% deles visitando a feira pela primeira vez. Considerando que o varejo supermercadista emprega 151 mil pessoas no estado e oferece a oportunidade de emprego inicial para muitas pessoas, é evidente a renovação natural do setor.
A Expoagas 2024 foi um sucesso apesar de problemas logísticos, como a falta de voos no aeroporto Salgado Filho. Após as enchentes de maio, apenas duas empresas não conseguiram expor seus produtos devido à catástrofe, uma vez que a feira é uma
grande oportunidade para aumentar seus negócios e reiniciar o processo de recuperação
Nesta edição, os campeões de negócios foram equipamentos para supermercados, alimentos e produtos de limpeza. Além disso, 96 micros e pequenas empresas, principalmente gaúchas, participaram da feira, ocupando áreas e balcões menores com preços mais baixos.
A maior feira de supermercados do Cone Sul reuniu renomados conferencistas e ofereceu oportunidades de negócios. Ao longo do evento, vários palestrantes, incluindo a jornalista Maju Coutinho, o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, o ex-jogador Paulo César Tinga e o escritor Fabrício Carpinejar, forneceram conselhos úteis.
Em sua palestra “Construindo Valor para a Carreira e a Vida”, Maju Coutinho discutiu métodos para progredir tanto na carreira quanto na vida pessoal. Ao falar sobre a “Oportunidade de Fazer Melhor”, Rubens Barrichello enfatizou a importância da superação e do aprimoramento contínuo. Tinga trouxe reflexões sobre trabalho em equipe e liderança, enquanto Fabrício Carpinejar, em sua palestra “Liderar e Viver Sem se Preocupar”, enfatizou a importância de uma abordagem leve e genuína na vida e nos negócios.
Antônio Righi, atual vice-presidente da AGAS falou da importância do evento ter sido realizado após a enchentes, pois deixou legados importantes e mostra a força do povo gaúcho na reconstrução. Além de trazer novos negócios para o estado visando a melhoria tecnológica das empresas e lançamento de novos produtos ao mercado.
Por fim, a Expoagas 2024 ajudou a contribuir para a economia e fortalecer a cadeia de suprimentos, demonstrando a determinação e resiliência do setor supermercadista gaúcho.