qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Justiça determina que Rui Rodrigues retire postagem sobre suposta pesquisa eleitoral

Candidato a prefeito havia publicado que era o que mais cresceu nas pesquisas, mas não tinha os dados
Rui Rodrigues (Foto: Matias Moura/AP)

A Justiça Eleitoral determinou, na tarde desta sexta-feira (23), que o candidato a prefeito de Sant’Ana do Livramento pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Rui Rodrigues, retire das redes sociais publicação que indica ele sendo o candidato que mais teria crescido nas pesquisas. A decisão do juiz eleitoral, Gildo Meneghello, concede uma tutela de urgência solicitada pelo Partido Liberal (PL). “Bem como a proibição de que tal postagem seja replicada em outros perfis ou sites de propaganda eleitoral de responsabilidade do Partido da Renovação Democrática”, diz trecho do documento.

Além disso, a Justiça determinou a proibição de utilização do perfil ruirodrigues577, na plataforma Instagram, para veiculação de propaganda eleitoral por parte do candidato Rui e remoção de toda a propaganda eleitoral existente no perfil atualmente, até que seja feita a devida regularização de seu cadastro junto à Justiça Eleitoral.

Gildo estipulou o prazo de um dia para que Ministério Público Eleitoral emita um parecer sobre o caso.

A decisão é fruto de uma representação do Partido Liberal de Sant’Ana do Livramento. Em sua petição, a sigla partidária alega que o candidato do PRD, deliberadamente, realizou a publicação com dados falsos e inclusive inexistentes, pois ao afirmar que as “pesquisas” o apontam como o candidato que mais cresceu após a realização de um debate oficial, demonstra a vontade de Rui de manipular a opinião pública com dados falaciosos, o que alega ser rechaçado pela legislação eleitoralista. “Sendo assim, de forma irresponsável e totalmente desleal, o candidato tenta burlar as regras com intuito de obter vantagem sobre os demais candidatos, devendo sofrer as punições cabíveis”, diz trecho.

 

 

Curso Normal no CIEP

Inscrições estão abertas para início em 2025 no Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Vidal de Oliveira

Lorenzoni quer explicações da Portos RS para demora na dragagem das hidrovias

O deputado Rodrigo Lorenzoni enviou nesta quinta-feira (21/11), ofício para a Portos RS, empresa pública do Estado, solicitando plano de trabalho e cronograma completo da execução da dragagem dos canais e das hidrovias do estado. Rodrigo também está requerendo na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo a convocação do presidente da estatal, Cristiano Klinger, para explicar a demora na