seg, 2 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Iniciativa prevê captação de recursos federais para a recuperação de estradas da APA do Ibirapuitã

Segundo o presidente do Conselho Gestor da Unidade, Raul Paixão, os investimentos serão destinados para a via

A área de proteção ambiental do Ibirapuitã, que compreende parte da extensão territorial dos municípios de Sant’Ana do Livramento, Quaraí e Rosário do Sul, se estende por 317 mil hectares, sendo a maior área de proteção ambiental do Rio Grande do Sul. Foi criada com o objetivo de ajudar na preservação do Bioma Pampa e suas características peculiares na fauna e flora. Apesar de ser uma área de proteção ambiental, existem mais de 900 propriedades rurais dentro do seu perímetro que vivem da pecuária extensiva como subsistência. Ao todo, são mais de 700 km de estradas e corredores no seu interior que ligam os quatro municípios da fronteira, por onde há o trânsito de veículos e pessoas, bem como o escoamento da produção local.

Dentro do enorme desafio de gerir um território tão grande, existe um concelho gestor que tem como presidente, Raul Coelho Paixão, que também é chefe do ICMbio no município. Em entrevista ao Jornal A Plateia, na quinta-feira (15), Raul destacou algumas iniciativas e projetos que estão sendo realizados na área de proteção ambiental, entre eles a busca por recursos federais para manutenção das estradas. “Essa é uma demanda bastante importante, porque a gente sabe que para os municípios uma rede viária deste tamanho, que engloba quatro municípios, é difícil de se manter a manutenção. Então, nós conseguimos agora um recurso orçamentário da União, que parte é de um valor destinado ao Rio Grande do Sul por consequência das chuvas, para que fosse utilizado em reparos de pontes, construção de passagens úmidas e construção de bueiros. Este é o nosso projeto, que vai ser executado nos próximos meses neste município dentro da área de proteção ambiental. Nós calculamos, por exemplo, colocar bueiros em toda a extensão, desde as estradas principais até as secundárias, que nós chamamos de corredores, onde queremos drenar a água e fazer o chamado “abaulamento da estrada” para que nas chuvas a água seja jogada para as laterais. Então, esse recurso vai ser utilizado para este fim”.

Segundo Raul, somente em Sant’Ana do Livramento, o projeto prevê a recuperação de cerca de 90 km da estrada que vai para São Leandro, divisa com Rosário do Sul. “Nós, por exemplo, que seja feita uma planchada no Passo do Blanco. Para isso nós já tivemos algumas reuniões com as prefeituras que vão ser nossas parcerias com a utilização de máquinas, por exemplo, para colocar a estrutura de drenagem. Estes são recursos federais que serão utilizados em áreas públicas onde nós temos que dar apoio para a pecuária extensiva e também para a trafegabilidade da produção, trânsito das escolas, para as povoações e as comunidades que estão inseridas lá.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

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