A reportagem do Jornal A Plateia conversou com o delegado Laurence Teixeira, nesta semana, para esclarecer os dois projetos já anunciados que irão reforçar o trabalho da segurança pública em Sant’Ana do Livramento. Na edição passada, informamos que o projeto da DRACO – Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas está em fase bastante adiantada. Por meio de uma parceria com a Prefeitura será locado um prédio na Rua dos Andradas para a instalação da delegacia. Em contrapartida, a Polícia Civil será a responsável pelo treinamento da futura Guarda Municipal. O projeto está em processo de elaboração da documentação para a assinatura do convênio com o Estado do Rio Grande do Sul.
Enquanto isso, a Central de Polícia que irá unificar as delegacias de Livramento, tanto a Delegacia de Pronto Atendimento quanto a 1ª Delegacia de Polícia, segue em construção no bairro Fluminense. Segundo o delegado, a Central de Polícia é uma iniciativa do Governo Estadual e deverá ser instalada até o final deste ano. A proposta é formada em parceria com um empresário local responsável pela construção do prédio localizado na Pedro Callero Costa esquina com a Hector Alvarez que abrigará a Central de Polícia em troca de outro prédio que pertence ao estado. As negociações seguem avançadas neste sentido.
O principal motivo para a unificação das delegacias – em um primeiro momento a DRACO será instalada fora da central – é prestar um serviço de melhor qualidade à população de Sant’Ana do Livramento e ampliar o alcance de atuação da Polícia Civil, além de economizar recursos aos cofres públicos, uma vez que os dois prédios, tanto da DPPA, na Avenida João Goulart, quanto o da 1ª DP, na Silveira Martins são alugados, como explica o delegado. “Essas duas pautas são muito importantes para a Polícia Civil. A instalação da DRACO é uma iniciativa da Prefeitura com o Governo do Estado. Desde o final do ano passado, ela tem buscado um imóvel. Participamos em alguns momentos desta busca e agora temos informações extraoficiais que isso está se concretizando. Então, será muito bem-vinda essa parceria, a cidade precisa de uma delegacia especializada. Nós chegamos a um patamar em que é necessário este tipo de atuação. Hoje, nós temos uma criminalidade, até certo ponto, contida em Livramento, mas tivemos casos graves de homicídios recentes nos últimos três meses que geram um clamor público muito forte com crimes à luz do dia em local de movimentação de pessoas.
Quanto à Central de Polícia, é um projeto que está tramitando há quase dois anos junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Gestão e Governança, visando a troca do imóvel público aqui em Livramento por um edifício de quatro pavimentos onde será instalada a Central de Polícia e em fase de acabamento. Esta troca será muito bem-vinda porque teremos a oportunidade de ter todas as delegacias funcionando no mesmo local. É claro que a questão da DRACO fazer parte da central será uma decisão superior da Chefia de Polícia, até porque ela vai estar em um prédio central e em um lugar destacado, mas de qualquer forma essa é uma pauta bastante aguardada por todos nós, pois teremos todos os principais órgãos de gestão da Polícia Regional atuando juntos e também uma Delegacia Especializada “.