No decorrer dos anos percebe-se uma mudança no modelo familiar no que diz respeito ao desenvolvimento infantil. Atualmente tem se observado na família contemporânea a participação mais efetiva do pai. Em muitos casos, o pai tem participado diretamente da criação dos filhos, produzindo novos olhares das funções masculinas no que se refere à paternidade.
Muitos pais têm se relacionado de forma mais intensa, ocupando um papel central na vida de seus filhos, o que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança. A presença paterna é tão fundamental quanto a materna para a construção da identidade do pequeno ou da pequena.
Quando falamos sobre a importância do pai no desenvolvimento infantil, diversos estudos trazem que a criança precisa crescer com uma figura paterna, seja ela o pai biológico, o avô, um tio ou o padrasto para que se torne um adulto saudável no aspecto emocional.
Além da mãe, a figura paterna costuma ser o segundo vínculo do bebê com o mundo, assim que ele nasce. Para a maioria das pessoas, a figura paterna está associada à proteção, enquanto a mãe simboliza o cuidado. Em conjunto na criação da criança, a autoridade paterna ajuda a criança a desenvolver confiança e independência.
Por outro lado, a ausência da figura paterna pode desencadear na criança problemas emocionais, refletindo em diversas áreas da vida pessoal e social.
Portanto, é de extrema importância que a paternidade seja exercida de forma saudável, criando vínculos afetivos tanto para os filhos quanto para os pais, independentemente de quem ocupa este papel.
Que neste Dia dos Pais possamos refletir sobre a importância da presença e do cuidado paterno, afinal, o Dia dos Pais é todos os dias!
Um feliz dia dos pais.
Com carinho,
Patrícia Mazzei
Psicóloga Clínica
CRP 07/26990
Endereço: Duque de Caxias, 1533
Telefone: 55 3244-4433
Whatsapp: 55 99630-6151
Facebook e Instagram: @vidacardlivramento