Velocínio nasceu em Sant’Ana do Livramento, uma cidade na fronteira entre Brasil e Uruguai. Foi um poeta, radialista e defensor das tradições do Rio Grande do Sul. Seu apelido, “Lenço Branco”, é uma referência ao lenço branco que os tradicionalistas usavam ao vestir.
Participando de rodeios, festivais e eventos campeiros, ele dedicou sua vida a preservar e promover a cultura gaúcha. A paixão pela tradição, a lida no campo e a saudade da terra estão presentes em sua poesia.
Uma rua no Parque José Rufino de Aguiar Filho (chácara da prefeitura) de Livramento leva o nome de Velocínio Silveira. Ele é lembrado não só como poeta, mas também como alguém que representou o espírito gaúcho. Sua passagem deixou um vazio na cultura tradicionalista e seu legado ainda estará sempre presente.
Hoje homenageamos esse grande homem, cujo LENÇO BRANCO voa alto, representando a força e a resiliência do povo gaúcho.
Notícias do dia por Germano Rigotto
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅