Após ofício do deputado estadual Delegado Zucco e do deputado federal Zucco, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), denunciou o Corinthians. Os gestos contra os gaúchos foram praticados por torcedores na Neo Química Arena, em jogo do último dia 31/7, pela Copa do Brasil.
“Um torcedor falava sobre as chuvas e fazia gestos de natação. A maior tragédia climática da história do nosso Estado não será esquecida, levaremos muitos anos para nos recuperar. Os gaúchos não aceitarão isso, seja em um estádio de futebol ou qualquer outra situação”, justifica o Delegado Zucco.
Para o deputado federal Zucco, a notificação enviada para a Federação Gaúcha de Futebol busca garantir que o fato não se repetirá. “O acolhimento da denúncia do STJD demonstra que nossa ação está correta e de acordo com os padrões éticos da Justiça Desportiva. Não é possível sequer permitir a ação de delinquentes dentro de uma instituição como a do Corinthians. O clube precisa ser acionado e tomar providências para que isso não se repita.”
A denúncia subscrita pelo Subprocurador-Geral Eduardo Ximenes e pela Procuradora Rita Bueno, pede a condenação da entidade desportiva Corinthians.
“A Justiça Desportiva é o foro adequado para a discussão dessas graves infrações disciplinares, que refletem práticas discriminatórias contra uma população que foi drasticamente atingida por uma enchente recorde e contra grupos minoritários”, afirma o Procurador-Geral Paulo Dantas.