qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Produtores da região aderem ao movimento SOS AGRO e realizam manifestação na BR 293

Com tratores e máquinas agrícolas grupo realizou manifestação pacífica

Na semana em que os produtores de todo estado realizaram mais um grande ato, desta vez na capital dos gaúchos, com o “Tratoraço”, na quinta-feira 8 de agosto, cobrando ações do governo federal como liberação de crédito e postergação de dívidas, Livramento também registrou a presença de apoiadores  ao movimento SOS AGRO que, inclusive, paralisaram o trânsito na BR 293.

Em um documento intitulado “ Carta à população ”, a liderança do movimento apartidário SOS AGRO RS, destaca que a Medida Provisória Nº 1.247, de 31 de julho de 2024 , apresentada pelo Ministério da Agricultura do Brasil está muito aquém das promessas feitas pelo governo e que o cenário no estado é desolador resultado dos eventos climáticos adversos dos últimos anos, com três registros de seca, excesso de chuvas, e enchentes em 2024 que devastaram lavouras e colheitas, causando um prejuízo milionário aos produtores e ao meio ambiente. O documento destaca que a situação enfrentada do RS é sem precedentes, gerando uma grave crise no agronegócio, sentido tanto no meio rural, quanto no meio urbano, como a suba no preço de alguns alimentos.

Para o produtor rural da região da Faxina, Elson Oliveira, que mora há 18 anos no município, a situação que os produtores vêm enfrentando no município é de endividamento e falta de perspectiva. “Nós tivemos uma perda na produção de mais de 60% por não conseguir colher ou tirar a produção da lavoura. O que está acontecendo é que nós estamos só prorrogando a nossa dívida de um ano para o outro, porque a gente achou que nesta safra a gente ia recuperar e veio essa chuvarada. São três anos de seca e agora essa enchente. Por isso a gente está aqui , porque juntos a gente é mais forte”

Lorenzoni quer explicações da Portos RS para demora na dragagem das hidrovias

O deputado Rodrigo Lorenzoni enviou nesta quinta-feira (21/11), ofício para a Portos RS, empresa pública do Estado, solicitando plano de trabalho e cronograma completo da execução da dragagem dos canais e das hidrovias do estado. Rodrigo também está requerendo na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo a convocação do presidente da estatal, Cristiano Klinger, para explicar a demora na