Na semana em que os produtores de todo estado realizaram mais um grande ato, desta vez na capital dos gaúchos, com o “Tratoraço”, na quinta-feira 8 de agosto, cobrando ações do governo federal como liberação de crédito e postergação de dívidas, Livramento também registrou a presença de apoiadores ao movimento SOS AGRO que, inclusive, paralisaram o trânsito na BR 293.
Em um documento intitulado “ Carta à população ”, a liderança do movimento apartidário SOS AGRO RS, destaca que a Medida Provisória Nº 1.247, de 31 de julho de 2024 , apresentada pelo Ministério da Agricultura do Brasil está muito
Para o produtor rural da região da Faxina, Elson Oliveira, que mora há 18 anos no município, a situação que os produtores vêm enfrentando no município é de endividamento e falta de perspectiva. “Nós tivemos uma perda na produção de mais de 60% por não conseguir colher ou tirar a produção da lavoura. O que está acontecendo é que nós estamos só prorrogando a nossa dívida de um ano para o outro, porque a gente achou que nesta safra a gente ia recuperar e veio essa chuvarada. São três anos de seca e agora essa enchente. Por isso a gente está aqui , porque juntos a gente é mais forte”