Na tarde desta terça-feira (07), esteve nos estúdios da rádio RCC FM 95.3, a chefe do Cartório Eleitoral em Sant’Ana do Livramento, Célia Luisa Arteche, quando informou que: “Ainda temos vagas para mesários, poucas, mas ainda temos. Temos convênio com a Unipampa onde os alunos recebem horas complementares de 30 horas e folgas no trabalho”, destacou.
Mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora dos votos ou de Justificativa Eleitoral no dia de uma eleição. Se quiser colaborar de forma voluntária com a Justiça Eleitoral (JE), a pessoa interessada deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou com o Cartório Eleitoral em que está inscrita.
Para ser mesário, o eleitor recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para o dia das eleições. A cada pleito, são convocadas pessoas maiores de 18 anos, em situação regular na JE para atuar na votação.
Quem pode ser mesária ou mesário?
Eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Benefícios:
– Os dias trabalhados podem contar como horas complementares em cursos universitários;
– Em caso de empate em concurso público, pode ter vantagem para o desempate (se estiver previsto no edital);
– No dia da eleição, recebe auxílio-alimentação no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) por turno trabalhado. (Portaria TSE nº 63, de 02 de fevereiro de 2023);
– Tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado, mais o treinamento, sem perder o salário.