Na manhã da quinta-feira (08), foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Fernanda Carrets.
A solenidade de entrega aconteceu na sede da escola municipal localizada na Rua Maria Aldina Saraiva, nº 205, no Bairro Simón Bolívar e contou com a presença de diversas autoridades.
Destacando as dificuldades no projeto, o Procurador municipal Felipe Vaz: “Iniciamos do zero, a partir de um concurso muito difícil, enfim conseguir contratar cerca de 600 servidores, um concurso que era para 100 servidores já chamamos 600 servidores, tudo como medida preparatória para chegarmos hoje até aqui”, explanou.
Ainda sobre a cerimônia, a Secretária municipal de educação, Elisangela de Almeida Duarte, salienta: “Foram tantas dificuldades, muitos dias de choro, muitos finais de semana vindo para cá, eu e meu cachorro, andava, chorava e pedia para Deus, foi tanta maldade que Deus fez cair por terra. As nossas crianças do Bairro Simón Bolívar vão ter tudo o que elas têm direito, dignas do que elas merecem, o bairro, aos poucos vai se colocando no lugar porque todos somos iguais”, salientou.
A cerimônia também contou com a presença dos familiares da professora Fernanda Carrets, e foi realizada uma homenagem a ela, um ato simbólico um plantio de uma muda de Manacá da Serra, uma árvore apreciada por ela.
No dia 29 de maio foi anunciado pela secretária municipal de Educação, Elisângela Duarte, que o nome da escola que no momento ainda estava sendo construída no bairro Simón Bolívar seria denominada: Escola Municipal de Educação Infantil Professora Fernanda Carrets. “Uma homenagem do município a essa pessoa tão importante, que teve uma trajetória linda”, comentou Elisângela em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Fernanda Carrets começou sua carreira como contadora de histórias e formou-se na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além de atuar na rede estadual de ensino, ela trabalhou como contratada do município até passar em um concurso e ficar definitivamente na E.M.E.I Corujinha, no bairro Tabatinga. Fernanda faleceu no dia 25 de maio de 2023 depois de ter complicações após o parto.