O deputado federal apresentou emendas à Medida Provisória 1247/2024, do governo federal, para repactuação de dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul, impactados pelas fortes chuvas ocorridas em abril e maio deste ano.
As emendas, elaboradas em conjunto com a Farsul, a CNA e a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), visam garantir que todos os agricultores gaúchos que tiveram perdas sejam atendidos de forma direta e efetiva.
Vice-presidente da Comissão de Agricultura, Hamm lamenta que o setor tenha aguardado tanto tempo para ter uma Medida Provisória que não contempla todos os produtores, além de gerar um grande esforço burocrático o que tomará muito tempo.
“Os produtores estão lutando contra o tempo, considerando que o calendário agrícola é emergente e a situação não pode aguardar mais. O alongamento das dívidas é fundamental para que os produtores possam viabilizar a próxima safra”, enfatiza.
Outro ponto inaceitável é que esse modelo de negociação torna o produtor rural refém das instituições financeiras. Portanto, as emendas apresentadas visam dar clareza e objetividade ao texto da MP, cuja previsão é que seja apreciada pela Câmara dos Deputados na próxima semana.