A atividade, promovida pela Justiça Eleitoral, em parceria com o Poder Legislativo, denominado “Café com urna” trouxe como pauta a propaganda eleitoral e as urnas eletrônicas, conduzida de forma online, via telão, no plenário da Câmara Municipal, apresentada pela assessora jurídica do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Marília Pintá e por Luís Schauren, assessor de orientação tecnológica do TRE/RS.
A reportagem do jornal A Plateia, esteve conversando com algumas autoridades presentes no evento.
O Promotor de Justiça em Sant’Ana do Livramento, que nas últimas eleições desempenhou a função de Juiz Eleitoral, José Eduardo, no pleito deste ano, estará nas cidades de Cacequi e São Vicente. “Estaremos lá este ano, mas hoje estamos aqui, neste evento importantíssimo, não só para nós, mas para toda a comunidade, de uma maneira geral, onde o Tribunal Eleitoral vai demonstrar como sempre a lisura das urnas, as condições de votação, enfim, dar os esclarecimentos básicos”, explanou o promotor.
E sobre este importante momento de conhecimento da população e dos candidatos, o Juiz eleitoral Gildo Meneghello disse: “É um evento promovido a seis mãos: Justiça Eleitoral, Escola Legislativa e pelo Poder Legislativo aqui de Sant’Ana do Livramento e conta com duas palestras com temas bem importantes – a primeira delas vai tratar justamente a questão da segurança do voto eletrônico. E a segunda é sobre a propaganda eleitoral que interessa mais ao público que está aqui, que são os pré-candidatos, pois trata sobre o que se diz respeito ao pleito em si”, informou.
Também foi salientada a importância da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), representada pelo seu Presidente Glenio Lopes. “É uma grande satisfação para a Ordem estar presente nessa festividade, é a hora de elucidar e sanar as dúvidas da população e a OAB está atenta e não poderia ficar de fora, pois o advogado é a voz do povo”, destacou.