qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Foi na frente de “todo mundo”

O secretário-executivo do PRD em Sant’Ana do Livramento, Edu Olivera, concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia na tarde de quinta-feira (01), para esclarecer sobre a desistência do vereador Enrique Civeira (PRD) em concorrer à reeleição. “Nós tivemos essa reunião na terça-feira, onde ele manifestou na frente de todos que não era mais candidato”, afirmou Edu.

Olivera complementou explicando que a decisão teria sido mantida na convenção na noite da quarta-feira (31). “De fato, ontem na convenção, o nosso vereador e líder da bancada do PRD na Câmara não se apresentou como pré-candidato, essa decisão havia sido apresentada ao partido na noite anterior, quando nós estávamos preparando a convenção”, explanou.

O secretário da sigla deu detalhes de como foi feito esse comunicado. “O vereador Enrique manifestou […] que estaria abrindo mão de disputar como candidato a vereador por decisões da família, a esposa dele estava junto, consentiu com a opinião do esposo, onde ele disse que por questões familiares ele estava decidido a não disputar a eleição”, complementou. Quando questionado se Enrique teria comunicado a desistência de fato, Edu reiterou: “Claro, ele comunicou a desistência”.

“O que em nome do PRD eu posso falar é que, como secretário-executivo do partido, é dizer que na noite de ontem ele não era candidato e pela manhã foi recebido pelo partido a documentação se apresentando como candidato. Isto foi hoje pela manhã”, finalizou Edu Olivera.

Na manhã desta quinta-feira (01), o presidente estadual do PRD, deputado Elizandro Sabino, contou que Civeira teria lhe enviado mensagens via WhatsApp informando a desistência, ou seja, a informação era verdadeira.

As manifestações dos representantes do PRD mostram a veracidade da matéria veiculada pelo Jornal A Plateia. O veículo errou apenas quando afirmou que “a decisão teria sido anunciada pelo próprio parlamentar na convenção”, o que não ocorreu. A renúncia da candidatura, segundo a Executiva, teria se dado na reunião em um dia anterior, mas existiu.

Civeira entregou a documentação para o registro da candidatura e deverá concorrer à reeleição. No entanto, segundo seu partido, ele retrocedeu na manhã desta quinta-feira (01), porque na quarta-feira ele não era mais candidato.

Café com urna

Acontecerá, no próximo dia 06 de agosto, às 08h30, na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, uma atividade promovida pela Justiça Eleitoral em parceria com o Poder Legislativo, denominado “Café com urna”.

A pauta será a propaganda eleitoral e as urnas eletrônicas, conduzida pela assessora jurídica do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Marília Pintá e Luís Schauren, assessor de orientação tecnológica do TRE/RS.

Convenção

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) mudou a data e também realizará sua convenção partidária neste sábado (03).

O encontro está marcado para às 10h, na sede da agremiação, na Rua dos Andradas, nº 1708.

Estão na ordem do dia para deliberação as seguintes pautas: escolha dos candidatos nas eleições majoritárias e proporcionais, deliberação sobre propostas de coligações com outras agremiações e sorteio dos números que cada candidato terá para fazer a sua campanha.

O PDT deve oficializar o apoio à candidatura do advogado Aquiles Pires (PT).

Oficialização

Deve ser homologado, neste sábado (03), o nome do advogado Aquiles Pires como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. A convenção do PT acontecerá às 15h, na Câmara de Vereadores.

Ao que tudo indica, Pires deve ser o último candidato a oficializar a candidatura a prefeito de Sant’Ana do Livramento nas eleições de 2024 e deve contar com o apoio (além  do PT) dos seguintes partidos: PDT, PSB, União Brasil, PC do B. O PSOL também deve apoiar a coalização, mas de forma crítica.

Já foi confirmado, na semana passada, o nome do médico Nelson Eula Marques (União Brasil) como candidato a vice-prefeito na chapa.

Aquiles deverá enfrentar nas urnas a atual prefeita da cidade, delegada Ana Tarouco (PL) e o tradicionalista Rui Rodrigues (PRD). Ambos os candidatos já foram homologados em convenção.

Rui é candidato a prefeito

Aconteceu, na noite da última quarta-feira (31), a convenção do Partido Renovação Democrática (PRD) em Sant’Ana do Livramento. O encontro foi na Câmara de Vereadores e confirmou o nome de Rui Rodrigues como candidato a prefeito da cidade. O candidato a vice-prefeito será Sandro Martins, também do PRD. Sendo assim, a sigla participará da eleição majoritária de “chapa pura”.

Segundo Rui, foi um ato cívico, onde com muita tranquilidade e camaradagem entre os companheiros de partido, foi escolhido seu nome. Além disso, foram definidos os nomes dos candidatos a vereador pela sigla.

“Todas as tratativas, todos os atos foram perfeitamente atingidos sobre a coordenação do presidente do PRD, Sérgio Pires, e do Airton Costa, que foram incansáveis para que tudo ocorresse dentro da normalidade”, comentou Rui.

Ele contou à Coluna que tem o objetivo de fazer uma campanha propositiva, que ofereça a Sant’Ana do Livramento outra possibilidade de escolha.

Rui Rodrigues confirmou a sua presença nos debates eleitorais do Grupo A Plateia.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro