O repórter-fotográfico santanense Paulinho Martins Pinto, um dos nomes mais respeitados do fotojornalismo brasileiro, está desde essa sexta-feira em visita à cidade onde começou sua carreira – integrando as equipes de A Plateia e do saudoso Folha Popular – para participar da produção de um documentário especial a respeito de um de seus trabalhos mais destacados: a foto de um grupo de pássaros pousados nos fios da rede de energia na rua Pinheiro Machado, em 2008 (Abaixo, a foto original, do Paulinho). As posições dos pássaros, na foto publicada pelo jornal “Estado de São Paulo”, acabaram virando notas musicais sob o olhar do artista brasileiro Jarbas Agnelli, que usa filme, fotografia, ilustração e música para comunicar suas idéias. As notas viraram a música “Birds on the wires” que, executada por uma orquestra, foi inclusive premiada em festival e “explodiu” na internet, com milhões de visualizações. Por conta desse trabalho, Agnelli foi entrevistado por veículos de comunicação de vários países, uma repercussão que ele sequer imaginava. Agora, junto com uma equipe de profissionais, ele produz um documentário para contar ao mundo o começo de tudo. Jarbas Agnelli e equipe estão na fronteira junto com Paulinho Pinto, para as gravações do documentário.
Projetos de Nicole
O lançamento neste fim de semana de seu novo trabalho, o álbum “Fronteiriza”, em trodas as plataformas digitais, é apenas mais um dos muitos projetos nos quais a inquieta cantora santanense está envolvida no momento. Além das composições autorais que reforçam e valorizam a veia de compositora, o álbum também traz parcerias com destacados artistas dos dois lados da fronteira. “Fronteiriza” está dividido em duas partes, a primeira com 13 faixas – com oito trabalhos autorais e cinco regravações, entre as quais os sucessos “Milonga de Tres Banderas” e “Fronteira Seca”.
Em breve, o projeto apresentará mais sete canções, com participações dos artistas convidados. Só que a agenda não fica nisso: a cantora prepara também um outro projeto, que pretende levar música e arte para as escolas, inclusive com a utilização de um ônibus especialmente para essa finalidade. E, além das constantes participações em programas musicais de grande abrangência, a cantora também prepara uma apresentação especial que deverá acontecer em breve na Assembleia Legislativa gaúcha.
Com visível – e justificado – entusiasmo, o secretário do Planejamento, Paulo Ecoten, foi pessoalmente ao Legislativo Municipal para comunicar aos vereadores a abertura do processo para contratação de empresa para execução das obras de quadra esportiva, arquibancadas, pista de caminhadas e cooper, entre outros investimentos, no Parque Turístico do Batuva. O projeto, com recursos do programa “Brasil em Campo”, foi produzido pela equipe da própria Secretaria. O Secretário ouviu sugestões dos vereadores, como Duda Amaral (foto), e disse esperar que as obras já estejam prontas para o próximo verão. Ele também fez um chamamento a empresas locais: as propostas serão abertas no dia 23 de agosto.