Na próxima terça-feira (30), o CTG Rincão da Carolina comemora 40 anos de história. O aniversário será comemorado com um grande churrasco tradicional, denominado “Costelão na Vala”, realizado na própria sede, localizada na rua Juan Marcos Bertoldi, nº 80, no Bairro Armour.
HISTÓRICO CTG RINCÃO DA CAROLINA
O CTG Rincão da Carolina foi fundado em 30 de julho de 1984. Teve como 1º Patrão o senhor Luís Pedro Vigil que na época era funcionário do antigo Frigorífico Armour.
O Movimento Nativo Rincão da Carolina surgiu com a ideia de lazer para os funcionários do Antigo Frigorífico Armour, com um espaço tradicional para reunir os amigos para tomar chimarrão, fazer churrasco, jogar truco, entre outras atividades junto a suas famílias.
Em 1986, surge na Escola Cyrino Luís de Azevedo, o Centro de Pesquisas Folclóricas Pitangueira, um grupo de danças que passou a integrar esta entidade tradicionalista, pois para participar dos eventos do MTG precisava representar uma entidade filiada ao Movimento Tradicionalista.
Por fim, o CPF Pitangueira arrincona-se ao Rincão da Carolina e destaca-se no cenário artístico e cultural do estado do Rio Grande do Sul desenvolvendo vários projetos sociais, obtendo mais de 1000 (mil) premiações.
No ano de 2007 um trágico incêndio destruiu o emblemático galpão circular que era feito de madeira e quinchado de capim Santa Fé.
Com o passar do tempo a entidade destaca-se na área do tradicionalismo e passa de Movimento Nativo para Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Carolina, entidade filiada ao MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho).
Tem como atual Patrão, José Machado; como Sota-Capataz, Sidnei Fernandes. Como Patrão de Honra, Luís Pedro Vígil; e Sota-Capataz, Joiler Teixeira.
Os peões e prendas da entidade que compõem a gestão 2023/2024 são:
1º Piazinho – Guilherme Nunes Leite
2º Piazinho – Antonni Leher Braz (atualmente 3º piazinho da 18ª Região Tradicionalista)
1º Piá – Santiago Fígole Tâmara (atualmente é o 1º Piá da 18ª Região Tradicionalista)
1ª Prenda Adulta – Monique Padilha (atualmente ostenta a faixa de 3ª Prenda da 18ª Região Tradicionalista)
1ª Prenda Juvenil – Luana Gusmão (atualmente ostenta a faixa de 2ª Prenda juvenil da 18ª Região Tradicionalista)
1ª Prenda Mirim – Nicolli Reppetto
1ª Prendinha – Helena Trindade Nunes
Prendinhas Dente-de-Leite – Sofia Tâmara, Mirela Reppetto e Maitê Albeche.
Destaque Campeiro – Maria Antônia Machado
Segundo Rodrigo Machado, Diretor Artístico da entidade: “Nestes 40 anos destacamos as centenas de jovens que passaram pelas invernadas de danças nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto e veterana; que empilham mais de 1000 troféus em participações em rodeios e festivais municipais, estaduais e nacionais.”
Rodrigo destaca a importância da entidade como idealizadora e promotora de diversos eventos:
Tropeada da Canção Nativa
Canto Xucro Galponeiro
Tropeadita da Canção Nativa
Sapucay da Canção
Festival Rincão Arte e Dança
Promoveu Encontros de Patrões Regionais.
Sediou a 53ª Ciranda Cultural de Prendas e 35º Entrevero de Peões
Recebeu por 04 vezes o Troféu Obelisco da Paz – Comenda da Câmara Municipal de Vereadores, como reconhecimento na promoção de atividades artísticas, culturais e campeiras.
Entidade pioneira no município de Sant’Ana do Livramento no Projeto de “Doação de órgãos”.
Projeto Natal do Menor Carente
Projeto Tarde Festiva no Asilo Mário Motta
Campanha Coleta de lacres e tampinhas para APAE e Casa da Amizade
Campanha do agasalho e de alimentos
Título de 1ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul com a Srta. Raquel Pinheiro. (2007)
Título de 1ª Prenda Adulta da 18ª Região Tradicionalista com a Srta. Larissa Ferreira. (2022/2023)
Neste ano, realiza a 5ª edição do “Costelão na vala”, um grande churrasco de confraternização em comemoração aos 40 anos do Rincão da Carolina com a animação do Grupo Tchê Veio.