Na noite de sexta-feira, dia 19 de julho, foi inaugurado, no parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, o novo Centro Administrativo da Associação e Sindicato Rural. O evento foi realizado em comemoração aos 105 anos da Associação Rural e contou com a presença de grande número de produtores. Na oportunidade, também foi realizada a segunda edição do Encontro Informativo Rural, que contou com as palestras do Superintendente Regional do SENAR/RS, Eduardo Condorelli, e do economista chefe da FARSUL, Antônio da Luz.
Para o presidente da Associação Rural, Luís Carlos D’Áuria, esta foi uma oportunidade de receber todos os produtores e lideranças do município para informar sobre todas as iniciativas e projetos que estão sendo realizados. “Estamos inaugurando hoje, a primeira etapa deste novo espaço que muito em breve será o novo centro administrativo da Rural, com muitos escritórios, sala de imprensa e um espaço que será reservado para um pequeno museu da ovelha. A nossa gestão, que encerra este ano, é pautada em muitos projetos que visam não só o desenvolvimento rural, mas também urbano, como é o caso do Altos da Rural que vai deixar para o município 800 apartamentos, além do Curso Técnico em Agropecuária, que em breve iniciará com as aulas práticas dentro das nossas dependências, o projeto de equoterapia em parceria com a prefeitura e a doação do pórtico para o município. Então, seguimos trabalhando e buscando o fortalecimento do nosso setor”.
Com uma ligação muito forte com Sant’Ana do Livramento, inicialmente como coordenador e instrutor dos cursos do Serviço de Aprendizagem Rural, SENAR, Eduardo Condorelli, que hoje é superintendente da entidade, destacou em sua fala a importância do trabalho da Associação e Sindicato Rural que, por intermédio de suas ações, tem contribuído para o desenvolvimento do munícipio.
“O convite do presidente D’Áuria, na verdade, foi uma convocação. E, nós, do SENAR, não poderíamos deixar de estar aqui comemorando os 105 anos da Associação Rural, pois a nossa instituição não existiria se não fosse o trabalho árduo dos sindicatos e entidades da classe. Somos parceiros, tanto na parte dos cursos, que são muito importantes para desenvolvimento do campo com formação de mão de obra especializada, quanto nos diversos programas que nós temos, como as ATeG, Assistência Técnicas e Gerenciais que proporcionam conhecimento e capacitação aos produtores. Assim conseguimos juntos contribuir de forma significativa para a nossa sociedade, e Livramento com certeza está inserida neste contexto”.
Já o economista chefe da FARSUL, Antônio da Luz apresentou, durante a sua palestra, várias informações sobre a produção agropecuária brasileira: O Brasil se tornou o maior exportador líquido de alimentos do mundo. Segundo Antônio, a região da Campanha e Fronteira Oeste, onde estamos inseridos, deverá, nos próximos anos, voltar a ser a região mais rica do estado por conta da chegada da agricultura.
“Estar aqui em Livramento, comemorando o aniversário de uma entidade que chegou aos 105 anos de existência já é um fator louvável porque são pouquíssimas entidades, empresas e instituições que conseguem esse feito. E poder falar, hoje, para os produtores sobre a grandeza do nosso agronegócio é uma grande honra. O Brasil já é o maior produtor de alimentos do mundo e nós não temos dúvida que na mesa onde estão os cinco países mais importantes do planeta, o Brasil está lá. Agora, a grande questão é: o que vamos fazer com isso? Precisamos parar de falar mal do nosso país e aprender a utilizar isso a nosso favor nas negociações com os grandes players”.