qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Produção recorde de carne bovina garante exportações e aumento na oferta do produto no mercado interno

A produção de carne bovina deve chegar a 10,19 milhões de toneladas neste ano, o que significa um aumento de 7,1% quando comparado com 2023. Se confirmado, o volume será um novo recorde na série histórica, ultrapassando a produção obtida em 2006. É o que aponta o quadro de suprimento de carnes atualizado, nesta quinta-feira (25), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A alta é explicada pelo auge no processo do ciclo pecuário devendo ser atingido em 2024, com o pico do descarte das fêmeas.

Diante deste cenário de maior oferta do produto, as exportações devem registrar um crescimento de 13,4%, podendo chegar a 3,44 milhões de toneladas. Apenas no acumulado dos seis primeiros meses do ano, os embarques de carne bovina já chegaram a 1,7 milhão de toneladas, incremento de 25,77% ao registrado no mesmo período de 2023. Mesmo com a alta nas vendas internacionais, o mercado doméstico não deve ser afetado. Para a disponibilidade interna a Companhia também prevê um aumento de 4,2%, sendo estimada em 6,82 milhões de toneladas.

Cenário semelhante é verificado para a carne suína. A produção deve chegar a aproximadamente 5,4 milhões de toneladas, leve alta de 1,9%. O incremento possibilita a elevação tanto nas exportações como no mercado interno, sendo projetada em 1,3 milhão de toneladas e 4,18 milhões de toneladas respectivamente. Caso sejam confirmadas as estimativas da Companhia, as vendas externas e a disponibilidade do produto no mercado nacional irão atingir um novo recorde na série histórica do produto.

Para a avicultura de corte, o panorama é de certa estabilidade. A produção de mantém próxima a 15 milhões de toneladas de carne de frango, com as exportações em níveis em torno de 5 milhões de toneladas e disponibilidade interna na faixa de 10 milhões de toneladas.

Com isso, a produção das três principais carnes do país deve chegar a 30,77 milhões de toneladas neste ano. O volume representa um crescimento de 3,5% se comparado com 2023 e estabelece um novo recorde na série histórica. Esse incremento reflete em uma elevação na disponibilidade interna, estimada em 21,12 milhões de toneladas, o que garante o abastecimento no mercado brasileiro. As exportações também devem crescer em torno de 5,2%, projetadas em 9,73 milhões de toneladas.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que o aumento da produção de carnes no país significa a possibilidade de redução dos preços aos consumidores. “Com a produção recorde, teremos mais carne no mercado, cai o preço ao consumidor e vai aumentar também as exportações, o que é excelente para a economia brasileira”, afirmou.

Produção de ovos

Já com relação ao quadro de suprimento de ovos, a estimativa da Conab é que a produção para 2024 deva atingir um novo recorde e chegar a 42 bilhões de unidades de ovos para consumo, alta de 2% em comparação ao ano passado. O maior volume a ser produzido reflete em uma elevação na oferta do produto no mercado interno.

Foto:Freepik

Lorenzoni quer explicações da Portos RS para demora na dragagem das hidrovias

O deputado Rodrigo Lorenzoni enviou nesta quinta-feira (21/11), ofício para a Portos RS, empresa pública do Estado, solicitando plano de trabalho e cronograma completo da execução da dragagem dos canais e das hidrovias do estado. Rodrigo também está requerendo na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo a convocação do presidente da estatal, Cristiano Klinger, para explicar a demora na

Notícias do dia por Germano Rigotto

21-11 XP News Bom dia, 🔴 Mercados em baixa às 5h45 de Brasília: S&P -0.30%, Dow Jones -0.15%, Nasdaq -0.41% e o índice europeu STOXX600 -0.29%. 🚨 À ESPERA DE UM ANÚNCIO: Segundo o Broadcast, o anúncio do pacote pode ficar para a semana que vem, porque ainda há reuniões que precisam ser feitas com Lula para acertar detalhes sobre

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2924 Dia 21 de Novembro de 2024, Quinta-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Médico Homeopata Dia Nacional da Homeopatia Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação Dia Mundial da Filosofia Dia Mundial da Saudação Dia Mundial da Televisão TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 25° Máx 33°