Os avós exercem papel importante em nossas vidas, devido a experiência e sabedoria que acumulam ao longo dos anos.
Origem do Dia dos Avós
O dia 26 de julho foi escolhido para comemorar o Dia dos Avós no século XX, pelo Papa Paulo VI, e tem origem bíblica. A escolha foi uma forma de a Igreja homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, Ana e Joaquim.
Os avós de Jesus foram canonizados no século XVI pelo papa Gregório VIII. Na tradição cristã, o casal concebeu Maria mediante um milagre, já que eram estéreis.
Muitas festividades em homenagem à Santa Ana e São Joaquim foram realizadas em diversas datas, até que o papa Paulo VI determinou o dia 26 de julho como a data definitiva para os dois santos.
Você sabia que, além de fortalecer os laços familiares, o amor entre avós e netos faz bem para a saúde?
Para os avós, a conexão permite contato com uma geração muito mais nova e, consequentemente, a abertura para novas ideias e conhecimentos. É muito comum que os idosos sintam certa melancolia ao perceber que já não acompanham o que está em alta na atualidade. Os jovens funcionam como uma ponte entre os avós e a internet, os smartphones, as gírias atuais e a vida da forma como acontece hoje. Essa conexão é bastante produtiva, fazendo com que os avós atualizem sua visão de mundo e não se sintam deslocados pela sociedade contemporânea.
Estudos recentes da Universidade de Boston comprovaram que um forte vínculo com os netos é um potente remédio para afastar sintomas de depressão. Auxiliar nas tarefas, dar caronas e levar para passear são algumas das atividades que fazem os avós sentirem que contribuem efetivamente na vida dos netos, afastando o sentimento de invalidade tão comum em quadros de depressão na terceira idade.
Jogar bola, pular corda, brincar no parque, montar quebra-cabeças, desenhar são algumas das atividades que as crianças mais amam e que funcionam como um grande exercício para a saúde física e mental dos avôs e avós. O ato de brincar com os netos estimula o idoso a realizar atividades que fogem de sua rotina habitual e desafiam o corpo a se manter ativo e lúcido. Brincadeiras de movimentação beneficiam a circulação, a mobilidade e a coordenação, enquanto as brincadeiras de raciocínio lógico estimulam aspectos cognitivos como memória, linearidade de pensamento, associação de padrões e comandos mentais que costumam enfraquecer com o passar dos anos.
Os avós oferecem a sabedoria adquirida durante a vida, costumam passar às novas gerações muitas histórias sobre o passado, o que é enriquecedor para qualquer criança. Respeitar e saber conviver harmoniosamente com os avós faz com que os netos também tenham facilidade para respeitar as demais pessoas, formando cidadãos que entendem a importância de viver em meio às diferenças.