O Grêmio anunciou a contratação do atacante dinamarquês Martin Braithwaite, ex-Barcelona. Braithwaite, que também teve passagens pelo Leganés e Espanyol, chega ao Tricolor Gaúcho após se destacar como artilheiro na segunda divisão espanhola na última temporada. Ele será mais uma opção para o técnico Renato Portaluppi no comando do ataque.
O centroavante de 33 anos iniciou sua carreira no Esbjerg fB, da Dinamarca, e antes disso teve uma breve passagem nas categorias de base do Midtjylland, atual campeão dinamarquês. Foram quatro temporadas no Esbjerg. Em 2013, ele se transferiu para o Toulouse, na França, onde permaneceu por quatro anos antes de ser negociado com o Middlesbrough. Durante sua passagem pelo clube inglês, Braithwaite também foi emprestado ao Bordeaux e, em 2019, ao Leganés.
Nos últimos seis anos, Braithwaite se destacou no futebol espanhol. Em janeiro de 2019, chegou ao Leganés, fazendo 21 jogos, marcando cinco gols e dando cinco assistências até o final da campanha na liga espanhola e na Copa do Rei. No início de 2020, transferiu-se para o Barcelona para suprir a saída de Suárez, mas sua passagem pelo clube catalão não foi bem-sucedida. Em três anos, disputou 62 jogos, fez 10 gols e deu quatro assistências. Na apresentação, inclusive, chamou atenção por ter dificuldades ao mostrar habilidade.
Na última temporada europeia, Braithwaite foi o artilheiro da segunda divisão espanhola, marcando 22 gols em 43 partidas. O Espanyol, seu time, terminou em quarto lugar e garantiu a terceira vaga para a elite do futebol espanhol ao vencer os playoffs. Além disso, o jogador dinamarquês disputou duas Copas do Mundo (2018 e 2022) e a Eurocopa de 2021. Agora, ele chega ao Grêmio como mais uma opção de centroavante, juntando-se ao uruguaio Matías Arezo.
O Grêmio continua buscando reforços no mercado de transferências. Além de Arezo, o clube também contratou Alexander Aravena e Miguel Monsalve, que devem estar à disposição do técnico na próxima rodada do Brasileirão, contra o Corinthians. A próxima partida do Grêmio está marcada para 25 de julho, às 20h, em São Paulo, na Neo Química Arena. Atualmente, o Grêmio ocupa a 18ª posição, com dois jogos a menos.