qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Inicia hoje o Pagamento do Programa Devolve ICMS do Governo do Estado do RS

Famílias de baixa renda têm direito a esse benefício.
Foto: rs.gov.br

O Programa Devolve ICMS é um esforço do governo do Estado do Rio Grande do Sul para devolver parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às famílias de baixa renda.

O governo estadual paga aos beneficiários do programa uma parcela fixa de R$ 100 e uma variável de R$ 269 a cada três meses.
Os valores são depositados entre 22 e 31 de julho no Cartão Cidadão dos titulares. Esse cartão funciona como um cartão de débito e pode ser utilizado em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos conveniados à Rede Vero, sem cobrança de taxa de manutenção.

O Devolve ICMS foi criado para melhorar a vida das famílias mais necessitadas, transferindo ou eliminando o ICMS embutido no consumo das famílias de baixa renda, combatendo a desigualdade social e o caráter regressivo dos impostos.

Quem pode participar:

  • Famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal
  • Ter renda mensal de até três salários mínimos nacionais ou renda per capita de até meio salário mínimo nacional
  • Receber o Bolsa Família ou ter algum dependente matriculado na rede estadual de ensino médio regular
  • É obrigatório ter o CPF do responsável familiar cadastrado no Cadastro Único

Os beneficiários recebem o Cartão Cidadão Devolve ICMS em parceria com o BanriCard.
O cartão deve ser retirado em qualquer agência ou posto de atendimento do Banrisul na cidade ou em qualquer outro local designado pelo banco.
O valor creditado pode ser utilizado em estabelecimentos que possuem uma máquina Vero Banrisul, sem cobrança de taxa de manutenção ou necessidade de abertura de conta no Banco Banrisul.

O valor creditado pode ser utilizado em qualquer máquina local com Vero Banrisul, sem pagar taxa de manutenção ou abrir conta no Banco Banrisul.

A retirada do cartão deve ser feita em agências do Banrisul que cumpram os requisitos para devolver o ICMS.

Para mais informações clique aqui e saiba mis sobre o programa estadual Devolve ICMS ou consulte com o seu CPF se você tem direito ao benefício.