19 de julho é o Dia Nacional do Futebol no Brasil, que comemora o esporte mais popular do país.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, decidiu reconhecer o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900, como o time mais antigo em atividade no Brasil.
Charles Miller, considerado o “pai do futebol brasileiro”, trouxe o futebol para o Brasil no final do século XIX. Introduzindo o esporte à burguesia paulistana quando voltou da Inglaterra em 1894, trazendo bolas, uniformes e as regras do jogo. O futebol rapidamente se tornou uma paixão nacional, quase uma religião, e o Brasil ficou conhecido como “a pátria das chuteiras” ou “o país do futebol.”
Com cinco campeonatos mundiais e estrelas como Pelé, Garrincha, Zico, Romário e Ronaldo, o Brasil acumulou glórias no mundo desde então. Além disso, nossos clubes construíram histórias memoráveis na Copa Libertadores da América, consolidando a recepção da nação como uma fonte de talentos e exportadora de jogadores de futebol.
Mesmo nos dias de hoje, o futebol continua a unir torcedores, atraindo multidões e inspirando gerações. Ao comemorar o Dia Nacional do Futebol, desejamos que a paixão pelo futebol continue!
O Grenal divide o estado do Rio Grande do Sul, sendo considerado o maior clássico do Brasil e um dos maiores do mundo.
Essa competição centenária é única por causa dos jogos emocionantes e da intensa paixão dos torcedores. Desde o primeiro Grenal em 1909, tiveram 442 jogos disputados, com 163 vitórias do Internacional, 141 vitórias do Grêmio e 138 empates.
O Esporte Clube 14 de Julho e o Grêmio Santanense trazem um componente significativo para a história local de Sant’Ana do Livramento com o clássico Gre-Qua.
Esporte Clube 14 de Julho:
Fundado em 14 de julho de 1902, o 14 de Julho é um dos cinco clubes mais antigos do Brasil, carregando as cores vermelho, preto e amarelo. O clube também foi o primeiro a usar vermelho e preto e tornar-se o primeiro rubro-negro do Brasil. O Brasil de Pelotas e o Flamengo adotaram posteriormente esses núcleos.
Venceu o Rivera, no Uruguai, em 14 de julho de 1906, fazendo a primeira vitória internacional do time brasileiro. Além disso, o clube foi o primeiro a conquistar um campeonato internacional, a Copa La France, também no Uruguai.
Grêmio Santanense:
O Grêmio Santanense, que foi fundado em 11 de junho de 1913, atualizou o nome Grêmio e os núcleos do Internacional. O vermelho e o branco.
O clube é o mais vitorioso de Sant’Ana do Livramento no nível estadual, com destaque para o título de Campeão Gaúcho de 1937.
Além disso, o Grêmio Santanense foi vice-campeão gaúcho em 1939 e 1948, e vice-campeão da Divisão de Acesso em 1991.
Nos anos 90, o clube teve boas campanhas, mas posteriormente caiu para a Divisão de Acesso e, em seguida, para a Segunda Divisão. Atualmente, o departamento de futebol profissional está desativado.
Assim, o clássico entre o Esporte Clube 14 de Julho e o Grêmio Santanense é um marco na história do futebol local e é marcado pela rivalidade e paixão clubística na fronteira da paz.