sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Trem do Pampa é inaugurado na Fronteira da Paz e deve alavancar o turismo na região

A Campanha Gaúcha ganha um novo atrativo e com ele a possibilidade de atrair novos visitantes à Sant´Ana do Livramento, na fronteira Brasil/Uruguai.
Moradores, autoridades e empresários celebram a inauguração do Trem (Foto:Eduardo Fin)

Reconhecida por seu tradicionalismo e seus vastos campos dedicados à agropecuária, a Campanha Gaúcha, também conhecida como Pampa, ganhou neste sábado (13) uma nova atração para desenvolver a região como destino turístico. Foi inaugurado oficialmente Trem do Pampa, em Sant’Ana do Livramento, que passa a receber o público a partir do próximo sábado, dia 20, para um percurso de 20 quilômetros – entre a Estação de Sant’Ana do Livramento e a Estação de Palomas.

Buscando atrair turistas do Brasil e também de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, a novidade foi comemorada por moradores, agentes públicos e empresários da região. A cerimônia oficial de inauguração aconteceu na manhã deste sábado com a presença da diretoria da Giordani Turismo, empresa responsável pela operação do Trem do Pampa e que há 30 anos opera a Maria Fumaça em Bento Gonçalves, autoridades, imprensa e convidados.

“Este trem é sonhado e desejado há muitos anos. Foram mais de 13 anos de muita resiliência e confiança de que um dia ele se tornaria real. Nunca desistimos, já que acreditamos no potencial dessa cidade e da região como destino turístico. Hoje, vamos finalmente colocar o trem do Pampa nos trilhos da Fonteira da Paz, um marco histórico, com muitos significados para cada um de nós”, disse a diretora da Giordani Turismo Andréia Zucchi.

Parceira do projeto, a Marcopolo Rail desenvolveu o modelo de trem VLT Prosper especialmente para o Trem do Pampa. O gerente executivo da empresa, Petras Amaral Santos, ressaltou o pioneirismo da iniciativa. “Esse projeto do Prosper VLT nasceu para a Giordani. Nós já temos um negócio com o Chile, que é fruto desse projeto, e estamos produzindo em escala industrial do mesmo produto para outro país, o que mostra a importância desse projeto para o Brasil”.

A secretária de Cultura e Turismo de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes, reforçou a importância do projeto para a região. “Podemos dizer que o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento perpassa pelo turismo. Este trem é o que precisávamos para colocar Sant’Ana do Livramento e Rivera, porque somos uma cidade única ”, afirmou.

Sobre o passeio

O moderno trem com vista panorâmica tem dois vagões batizados de Cabernet e Tannat. Durante o passeio, atrações artístico-culturais ajudam a contar a história e as tradições da região, enquanto é servido vinho e suco de uva do terroir local. Na paisagem que passa pela janela estão os campos e seus animais, os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade: o Cerro de Palomas.

O passeio de trem pelo Pampa do Rio Grande do Sul se completa com visita e  degustação na Vinícola Almadén, da Miolo Wine Group, que fica localizada ao lado da Estação de Palomas.

O passeio tem duração média de 3 horas, e os bilhetes custam R$ 135 (trem +  transfer rodoviário + degustação a bordo + visita à Vinícola Almadén). A aquisição pode ser feita pelo site tremdopampars.com.br, Central de Vendas (55) 3965-0088, ou diretamente na Estação de Sant’Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro). Crianças até 5 anos viajam gratuitamente no colo e moradores de Sant´Ana do Livramento e Rivera têm desconto de 50% no primeiro ano de operação, mediante apresentação de comprovante – válido para compra presencial ou via Central.

Trem do Pampa

Estação de Sant´Ana do Livramento – R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro

Informações e reservas: (55) 3965-0088 ou tremdopampars.com.br

Ingresso: R$135,00

Duração: aproximadamente 3 horas

Instagram: @tremdopampars

 

Com vistas panorâmicas e atrações culturais, o passeio promete ser um marco no turismo da região
(Foto: Eduardo Fin)

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a