sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Operação ‘MANDA NUDES’ desarticula rede de crimes virtuais envolvendo adolescentes em Livramento

Foi realizada a exclusão do conteúdo indevido do celular do adolescente infrator, que confessou os fatos.

Durante esta semana, a Polícia Civil de Sant’Ana do Livramento, através de agentes da DP e DPPA, realizou a operação “MANDA NUDES” com diligências visando à apreensão de telefones celulares, onde um adolescente é suspeito de praticar atos infracionais equiparados a estupro de vulnerável, divulgação de cena de sexo ou pornografia, injúria, induzimento ao suicídio e automutilação. Os demais adolescentes estão sendo investigados quanto à eventual divulgação de vídeo com conteúdo sexual.

Os fatos ocorreram desde abril deste ano, envolvendo um casal de namorados, ambos com 13 anos, cuja divulgação de “nudes”, vídeos, induzimento ao suicídio e automutilação feitos pelo namorado culminaram em três tentativas de suicídio e automutilação pela namorada. Assim que o caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil, foi feito o acolhimento e a oitiva da vítima, bem como houve a representação da autoridade policial pela internação provisória do adolescente infrator e mandados de busca e apreensão, sendo acolhidos pelo Ministério Público somente os mandados de busca, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário.

Foi providenciada a exclusão de todo conteúdo indevido do telefone celular do adolescente infrator, que confessou os fatos. Os demais adolescentes foram ouvidos para apuração de eventual divulgação feita por eles, bem como tiveram seus telefones analisados para exclusão de conteúdo impróprio envolvendo a vítima.

Durante entrevista ao jornal A Plateia, a Delegada Giovana Muller,  citou a importância dos pais estarem sempre atentos aos celulares dos filhos.

“Fica aqui o alerta da Polícia Civil a todos os pais que estejam presentes na vida dos seus filhos. Não é errado olhar o telefone celular, não é errado cobrar, não é errado dar castigo. Tem que ter uma conversa presente, por mais que eles estejam, principalmente na fase da adolescência, arredios, respondões, né? O pai e a mãe têm que estar presentes, têm que saber o que está acontecendo com o filho, e explicar, e conversar, e orientar. E mesmo assim, muitos vão dizer, mas eu faço tudo isso, e vai seguir fazendo. A gente nunca pode desistir de criar, educar um filho. Então, a responsabilidade é muito grande, mas é a partir da insistência e passando valores e princípios”, finalizou Giovana.

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a