O pré-candidato a prefeito de Sant’Ana do Livramento pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Aquiles Pires, têm demonstrado cada vez mais, afinidade pelo nome do médico Eula Marques, do União Brasil. Eula é um dos nomes cogitados para ser vice em uma futura chapa com o petista.
Essa afinidade é constatada na prática, considerando que ambos tem inclusive cumprido agendas políticas juntos.
Na semana passada, por exemplo, Aquiles acompanhou Eula em uma entrevista ao programa “Boa Tarde Cidade” da Rádio RCC FM, oportunidade essa em que fizeram críticas a atual gestão do município e enfatizaram que estão construindo um projeto para desenvolver Livramento em todos os aspectos.
Um dos pontos mais frisados na conversa, foi a saúde. Pires e Marques foram contundentes ao condenar a condução do tema na cidade, a exemplo do que chamaram de precarização do atendimento a saúde da mulher, além das Unidade Básicas.
O PSB de Sant’Ana do Livramento veio a público, na manhã dessa sexta-feira (12), declarar apoio ao pré-candidato a prefeito Aquiles Pires (PT) e o compromisso em ajudar na campanha eleitoral com sua militância, bem como contribuir com sugestões ao Programa de Governo.
Segundo nota, o PSB entende que é necessário construir um governo que pense e trabalhe para a maioria dos santanesenses, que são aquelas pessoas que usam ônibus, que precisam da saúde e do SUS, que lutam por um ensino púbico de qualidade e clamam por um serviço de assistência social para quem mais precisa.
“Entendemos que uma cidade não pode viver só de festas e narrativas fantasiosas em redes sociais, sem política pública efetiva para a população. Nunca na história de Sant’Ana do Livramento tivemos um governo que demonstrasse tanto desrespeito e falta de empatia com as pessoas que moram nas vilas e bairros da nossa cidade”, diz trecho.
A história da ovelha!
Por incrível que pareça, um dos assuntos mais comentados nesta semana foi uma ovelha, ou melhor, a “Santanita”.
Isso porque a Prefeitura está fazendo um procedimento para adquirir uma fantasia de ovelha para um mascote, que deve chamar-se “Santanita”.
O governo sustenta que a personagem faz parte de um projeto pedagógico e que inclusive foi lançado um livro, no ano passado, sobre a história de Livramento, onde a boneca está na capa.
Além disso, a Secretária de Educação, Elisagenla Duarte, justifica a fomentação no turismo, uma vez que Livramento é a capital nacional da ovelha.
Na prática, a “Santanita” vai ir nas escolas entregar livros e falar sobre a história de Sant’Ana.
Um dos pontos abordados pela oposição, foi o preço da roupa da boneca, que segundo o vereador Dagberto Reis (PT) seria de aproximadamente R$ 8 mil. No entanto, Elisangela apresentou um documento em que o valor da empresa vencedora para confeccionar a fantasia é de R$ 5,1 mil.
A empresa vencedora foi a “Criar e Animar Indústria e Comércio Ltda ME”.
O tema chegou a ser pauta na tribuna da Câmara.
Os vereadores Aquiles Pires (PT), Dagberto Reis (PT), Jovani Romarinho (União Brasil) e Rafa Castro (PSB) estiveram visitando a Unipampa e foram recebidos pelo diretor Alexandre Xavier, para tratar sobre o Parque Tecnológico. Na próxima semana, em comitiva, eles irão até a capital federal (Brasília) para se reunir com a bancada gaúcha em busca de recursos para viabilizar este Parque que, segundo os parlamentares, vai mudar a realidade da fronteira, trazendo desenvolvimento empregos e renda.
Aconteceu, nesta semana, um jantar/encontro do Podemos em Sant’Ana do Livramento. A reunião teve como objetivo apresentar os 16 pré-candidatos a vereador da sigla para as eleições municipais deste ano.
Ospré-candidatos a prefeito: Aquils Pires (PT) e Rui Rodrigues (PRD) estiveram presentes na atividade. O vice-prefeito e o secretário Matheus Medina também participaram da atividade.
O Podemos ainda não definiu quem apoiará para a chapa majoritária, mas segundo relatos de bastidores, deverá liberar seus filiados para apoiarem o candidato que se identificarem, mantendo assim a neutralidade.
O presidente estadual do partido, Everton Braz, esteve em Livramento e participou.