A fisioterapia respiratória pode ser realizada em pacientes de qualquer idade e tem como objetivo melhorar a oxigenação do sangue, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.
Silvia de Souza Soares, fisioterapeuta, conversou com a reportagem do Jornal A Plateia sobre o funcionamento e importância da fisioterapia respiratória. ”A fisioterapia respiratória é a técnica usada tanto na prevenção, como no tratamento de complicações respiratórias, com o objetivo de melhorar a ventilação e expansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, eliminar secreções, melhorar a mobilidade torácica e fortalecer a musculatura”, disse a profissional.
Silvia explicou que a fisioterapia respiratória apresenta duas finalidades, podendo ser de reabilitação ou prevenção.

Na reabilitação, o trabalho é direcionado à patologia do paciente, melhorando a oxigenação dos pulmões, a capacidade respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida.
A prevenção é utilizada, principalmente, em casos pré-operatórios e pós-operatórios, evitando futuras complicações.
“O inverno é um aliado das doenças respiratórias, pois em razão da temperatura a imunidade cai, a respiração fica mais curta e a probabilidade de gripe é maior”, concluiu Silvia.
O importante trabalho dos fisioterapeutas, que atendem o sistema respiratório, são as técnicas manuais. Além disso, quando necessário, são utilizados incentivadores respiratórios, equipamentos para reexpansão pulmonar, entre outros.