dom, 27 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

AOS MESTRES COM CARINHO

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Ao longo da nossa existência algumas figuras se tornam sagradas para sempre, não importa a idade. Ao serem lembrados, despertam gratidão, saudade e respeito. Entre estas lembranças, o (a) professor (a) desponta em grande destaque.

Todos têm em mente um verdadeiro mestre que marcou a infância/adolescência ou mesmo a vida universitária. Deixaram marcas pelas qualidades humanas. Às vezes nem sempre foram brilhantes pelo conhecimento ou dom de ensinar. Mas foram sensíveis, humanos e legaram valores que forjaram cidadãos íntegros.

O RS, por décadas, ostentou índices de educação diferenciados. Com o tempo, no entanto, o destaque tornou-se ponto negativo. Há muitos motivos para esta reversão, mas que não cabe citar, embora sejam de domínio público.

Não bastasse a má remuneração e o descaso com as condições dos prédios e dos equipamentos escolares, os professores gaúchos enfrentam um novo desafio. Pouco tempo depois de conviver com salas de aula vazias em decorrência da pandemia da covid-19, o trauma das enchentes constitui uma nova batalha a ser vencida em favor da educação.

É difícil imaginar que tipo de abordagem o professor deve adotar dentro da sala de aula. É impensável idealizar um tratamento individualizado, embora isso fosse o ideal. Afinal, cada criança e adolescente reage de maneira diversa diante das adversidades impostas pela vida afora.

O que dizer ao aluno que teve todas as recordações levadas pelas águas ou destruídas pelo barro, lixo e esgoto que invadiu sua residência? Como encarar este jovem ser humano levado a um abrigo para conviver com centenas de desconhecidos, sem privacidade de um banho quente ou ao direito a uma refeição em ambiente familiar?

O professor, assim como os pais, precisa se reinventar todos os dias para superar obstáculos do cotidiano. Costumo dizer que dentro da sala de aula o professor é pai/mãe de 30/40 “filhos”, mas sem dispor dos mecanismos coercitivos dos verdadeiros responsáveis para ensinar, passar conhecimento, valores e princípios.

É por estas e outras nuances desafiadoras que cada um de nós, em algum momento da vida, lembra com nitidez do professor, suas frases, brincadeiras e lições de vida que ficarão para sempre dentro de nós.

Trio é preso pela Patrulha Rural na Florentina com carne sem procedência

A Brigada Militar efetivou a prisão neste domingo de um trio suspeito de abigeato na região da Florentina. Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado na DPPA , a Brigada Militar recebeu uma denúncia informando que duas motos escuras tipo Bros estariam se deslocando pela estrada da Madureira em direção da cidade com uma ovelha carneada. De posse dessas informações uma

Núcleo Santanense de Criados de Cavalos Crioulos realiza prova kids na Rural

Na manhã deste domingo (27) a pista de provas do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho recebe a primeira edição da prova Kids de incentivo aos esportes equestres. O evento foi realizado pelo NSCCC e contou com a participação de 50 crianças escritas , divididas em diversas categorias. Segundo o presidente do Núcleo, Daniel Righi o evento surgiu da

7ºRCmec realiza formatura de entrega da Boina Preta

No dia 26 de abril, coroando o final da Fase de Instrução Básica, o “Sétimo de Cavalaria”, realizou a solenidade de Entrega da Boina Preta, O “Símbolo do Combatente Blindado e Mecanizado”. Na oportunidade o Ten Cel Luciano, Comandante do Regimento, agradeceu a presença das autoridades, familiares e imprensa local no evento; Em suas palavras exaltou a importância da Boina