No dia 02 de julho, na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo, tomou posse a nova diretoria da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável. A Comissão Executiva – composta por presidente, vice-presidente e tesoureiro – representa legalmente a Mesa Brasileira, além de ser responsável por aconselhar a equipe executiva na tomada de decisões táticas e operacionais.
Pela segunda vez na história da entidade, uma mulher assumiu a presidência: Ana Doralina Alves Menezes, gerente nacional do programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus (ABA). “Como a segunda mulher a ocupar este cargo em 17 anos, sinto-me honrada e inspirada pela oportunidade de contribuir para o avanço da cadeia de valor da pecuária brasileira. Juntos, buscaremos fortalecer e expandir nossas práticas sustentáveis, gerando maior inclusão e garantindo que a pecuária brasileira continue a ser reconhecida mundialmente pela sua excelência e responsabilidade,” comentou Ana Doralina em seu discurso de posse.
Os conselheiros que tomaram posse foram: João Paulo Franco (CNA) da categoria Produtores; Francisco Beduschi (NWF) da Sociedade Civil; Ricardo Andrade (CICB) representando a categoria Indústrias; João Schimansky Netto (Norvida) da categoria Varejo e Restaurantes; Delair Bolis (MSD) representando Insumos; Taciano Custódio (Rabobank) da categoria Instituições Financeiras; e Rafaela Verdi (Inttegra) representante da categoria Serviços. Estes conselheiros permanecerão até meados de 2026.
Após a posse, todos os novos membros da Comissão Executiva e Conselhos Diretor e Fiscal debateram sobre um plano de transição, que já vinha sendo construído desde a AGO, e sobre a construção de um documento setorial de ações prioritárias para transição sustentável na pecuária.