Elis Duarte, secretária municipal de educação de Sant’Ana do Livramento, detalhou o plano de ação para a recuperação das aulas nas escolas rurais, afetadas pelas intensas chuvas que deterioraram severamente as estradas e impossibilitaram o tráfego de pessoas. Segundo a secretária, a retomada das atividades será baseada nas diretrizes do Conselho Municipal de Educação, garantindo que cada escola adapte seu plano conforme suas necessidades específicas. As informações foram dadas em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio RCC nesta terça-feira (02).
De acordo com Elis Duarte, a Secretaria recebeu, na quinta-feira (27), a resolução do Conselho Municipal de Educação, que contém todas as orientações que a mantenedora deve seguir. A Secretaria tem um prazo de 10 dias úteis para enviar a análise dessa resolução ao Conselho para aprovação. “Nesta terça-feira (02) vamos enviar o nosso plano de ação para o Conselho, e eles têm que avaliar. Se estiver tudo certo, vão aprovar; se não estiver, vão nos informar o que precisamos ajustar”, afirmou a secretária.
Cada escola rural elaborará seu próprio plano de ação, baseado nas diretrizes aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação. Elis Duarte destacou que cada escola possui um contexto diferente: algumas têm a possibilidade de realizar as aulas através de dispositivos eletrônicos, enquanto outras, onde os alunos não têm acesso à internet, utilizarão materiais impressos. “Na resolução, o Conselho aprovou a flexibilização dos 200 dias letivos, mas não das 800 horas. Então, essa recuperação será de horas-aula, podendo ser feita presencialmente ou não”, explicou Elis Duarte.
Além disso, a secretária enfatizou que as escolas deverão comprovar que essas aulas foram efetivamente realizadas pelos alunos. O Conselho também se preocupou com o fato de que a recuperação ocorra durante o ano de 2024, para não prejudicar os alunos do 9º ano que precisam se matricular no ensino médio.