Sant’Ana do Livramento se prepara para a 32ª edição da Procissão de São Cristóvão que ocorrerá no próximo dia 28 de julho. O evento, que se inicia às 8h45 com uma missa, é uma tradição na cidade e este ano promete ser ainda mais especial com a retomada da procissão internacional.
A procissão de São Cristóvão é uma celebração religiosa tradicional que homenageia o padroeiro dos motoristas e viajantes. Em entrevista ao Jornal da Manhã da rádio RCC, Ângelo Melo, um dos organizadores, disse que a expectativa é superar a marca do ano passado, que contou com a participação de mais de 100 veículos. “É uma procissão muito bonita e tradicional da nossa cidade”, destacou Ângelo.
“A programação da procissão começa com uma missa na Capela Santa Cruz, localizada na Dom Pedro II, às 8h45. Após a missa, os participantes iniciam o trajeto da procissão, que segue pela Dom Pedro II, sobe a Rua dos Andradas, atravessa a Rivadávia em direção à Avenida Agraciada, em Rivera, passa pela Presidente Vieira, cruza silenciosamente próximo ao Hospital de Rivera e desce em direção à Ruta 5. A procissão retorna pelo lado brasileiro e finaliza na Avenida Dom Pedro II com a tradicional bênção do padre”, explicou Melo.
Este ano, a procissão conta com o apoio do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Para os organizadores, é motivo de alegria participar da procissão e valorizar os transportadores. “O SEST e SENAT vai participar de forma efetiva, este ano vamos tentar estar mais próximos dos motoristas, tentando fazer uma comunicação mais efetiva para que a gente possa envolvê-los nas atividades que faremos no dia”, explicou Marcos Otávio, diretor do SEST e SENAT.
Para participar, basta comparecer à missa e à procissão. Após a procissão, haverá uma confraternização na Associação dos Cabos e Soldados, com um almoço no valor de R$ 30,00. Os ingressos podem ser adquiridos no Sindicato dos Caminhoneiros e na própria Capela. Empresários também são incentivados a comprar kits de ingressos para distribuir aos funcionários como forma de valorização.