qui, 4 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 29 e 30.06.24
Aplateia Digital | 29 e 30.06.24

Última Edição

Uruguaiana abre a agenda de Exposições Agropecuárias após maior tragédia no Rio Grande do Sul

Cidade da Fronteira Oeste realiza sua feira agropecuária até o próximo domingo com foco no julgamento de animais

No ano mais difícil da história dos gaúchos, por conta da tragédia climática que atingiu o estado no fim do mês de abril, afetando diretamente a nossa economia, com perdas bilionárias na cidade e no campo, muitos eventos agropecuários tiveram que ser adiados. Como é o caso da Expoutono de Uruguaiana que abriu as exposições em 2024 nessa semana.
O evento, que engloba uma grande programação com palestras, eventos técnicos, mostra de animais e julgamentos das raças bovinas, iniciou na quarta-feira (26) e se estende até este domingo, 30 de junho, no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana. Dentro da sua programação também foi realizada mais uma ExpoBrangus, com a participação de criadores de todo o Brasil, do Uruguai e Argentina.
O Grupo A Plateia esteve acompanhando a abertura da exposição e conversando com pecuaristas de Sant’Ana do Livramento que estão expondo animais na feira. A ExpoBrangus 2024 somou 289 animais inscritos. A quantidade de exemplares participantes da exposição é 19,4% superior a de 2023, quando 242 reprodutores tiveram presença confirmada. Foram inscritos 44 trios de machos e 78 trios de fêmeas rústicos; 34 machos e 62 fêmeas individuais; 27 machos e 44 fêmeas de argola e um total de 43 cabanhas participantes.
O presidente da Associação Brasileira de Brangus, o produtor rural santanense, Antônio Carlos Corrêa Osório, destacou em entrevista ao Grupo A Plateia a importância do evento, para a retomada de negócios em nosso estado. Em sua fala, Cacaio Osório, como é conhecido, enalteceu o trabalho realizado pelos branguistas e reforçou a importância da pecuária neste momento de retomada do Estado. “A ExpoBrangus é a maior exposição da raça do país e, apesar do que o Rio Grande do Sul viveu nos últimos meses, tivemos recorde de animais inscritos para a mostra e, como de costume, uma pista muito pesada, com exemplares de altíssima qualidade”.
Já o presidente do Sindicato Rural de Uruguaiana, Roberto Fagundes, agradeceu a presença de todos os participantes durante o coquetel de abertura do evento e disse que é preciso união de todos para superar este momento difícil da nossa história. “Nós tivemos que transferir a nossa data inicial por conta dos acontecimentos, mas a força do agronegócio e dos nossos produtores nos fizeram continuar. Ainda mais nesse setor, que marca a nossa região da Fronteira Oeste, onde temos uma qualidade excelente de genética de bovinos, os ovinos na pecuária e uma área muito expressiva de arroz. Então, receber visitantes de todo o Brasil aqui no nosso evento nos enche de orgulho”.