Após anos de inatividade, o Museu David Canabarro, que antigamente era na rua dos Andradas, foi reinaugurado no prédio do antigo Fórum na rua Duque de Caxias nº 1783, em frente à praça General Osório, nesta semana.
O museu esteve fechado por um longo período por falta de investimentos, tendo parte do seu acervo e materiais comprometidos, passando por vários entraves até a Prefeitura conseguir reativá-lo e reintegrá-lo ao espaço cultural da cidade.
Os participantes da solenidade de reinauguração salientaram a relevância do evento e sua importância cultural, histórica e educacional, fomentando o turismo, proporcionando para escolas, turistas e comunidade em geral a oportunidade de conhecer o passado histórico da nossa cidade. “Livramento é uma cidade turística e precisamos afirmar isso, acreditar e ter esse pertencimento. Estou muito feliz em poder entregar para o município o museu contando a história e valorizar nossa cultura”, afirmou a secretária municipal de Cultura Sandra Pontes, ressaltando que o melhor está por vir.
“Teremos uma sala de curiosidades com a oportunidade de pai vir com o filho, avô e neto, sobrinhos, vamos montar essa sala onde esses jovens possam ter a vivência do que os pais viveram, vamos entregar para a comunidade esse túnel do tempo, mas por hoje o museu está entregue a Santana, complementou o anúncio.
O museu estará aberto a partir do dia 27 de Junho, entre 07h e 13h30 e estará disponível para agendamentos de visitas de escolas e do público em geral em outros horários. “Precisamos desse museu ativo para transmitir conhecimento às crianças e adolescentes. Não podemos deixar de oferecer esse entendimento, especialmente para as novas gerações,” explicou Sandra.