O deputado federal Afonso Hamm esteve na sede nacional da Caixa Federal para tratar sobre o alongamento das dívidas do setor agropecuário. A reunião foi com o superintendente nacional do Agronegócio, Rodrigo Pires e o gerente nacional, Ademar Eugênio dos Santos Junior. Hamm também fez gestões junto ao Banco do Brasil.
A Caixa Federal e outras agências não estavam aceitando o alongamento para 15 de agosto já que Conselho Monetário Nacional estabeleceu o limite até o dia 20 de maio. E, muitos municípios tiveram a homologação dos decretos de situação de emergência e calamidade após essa data.
Hamm recebeu a demanda dos produtores que foram impactados pelas enchentes e perderam boa parte da produção.
O deputado reivindica que os gerentes das instituições financeiras possam dar agilidade e mais acolhimento aos clientes. “Fomos informados que somente os produtores que entram na condição de financiamento com equalização que estão tendo dificuldades para resolver”, relata Hamm ao comentar que está buscando essa interlocução para que os agricultores tenham solução imediata.
O deputado também foi informado que algumas agências da Caixa já estão garantindo a prorrogação e negociando com mais prazos até dezembro de 2025. “Estamos fazendo a interlocução com as agências financeiras para que os produtores tenham uma solução imediata sobre a prorrogação”.