sex, 6 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Projeto Pró-Apa Sustentável chega ao fim deixando legado de combate ao capim annoni e ao javali

Iniciado em 2020, com a proposta de auxiliar produtores rurais no combate dessas espécies invasoras, o projeto, coordenado pela Alianza Del Pastizal, apresentou resultado durante o Dia de Campo em Livramento
O projeto Pró-Apa Sustentável chegou ao fim depois de quatro anos de atividades na região. A iniciativa coordenada pela Alianza Del Pastizal, e desenvolvida pelo ICMBio, através da Unidade de Conservação da APA do Ibirapuitã, acabou sendo contemplado pelo recurso liberado pelo GEF Terrestre (Fundo Global para o Meio Ambiente), que tem o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento como agência implementadora e o FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) como executor financeiro. Esse recurso atendeu três projetos no Bioma Pampa e outros projetos nos Biomas Caatinga e Pantanal.
O projeto tinha como objetivo a redução da degradação da biodiversidade em áreas prioritárias de campos nativos dentro da APA do Ibirapuitã (RS) em Sant’Ana do Livramento, Alegrete, Quaraí e Rosário do Sul através do combate direto e prevenção da invasão do capim annoni (Eragrostis plana) e controle populacional de javalis (Sus scrofa). Os resultados da iniciativa foram apresentados no dia 15 de junho na Estância Santa Rufina em Sant’Ana do Livramento.
Duas empresas santanenses foram contempladas para a execução de dois componentes: a Latini Consultoria, que trabalhou o controle do javali em 30 propriedades, monitorando os animais com câmeras traps e capturas por jaulas como armadilhas; e a Ecopampa Soluções Ambientais que foi a responsável por trabalhar em outras 30 propriedades técnicas de combate ao capim annoni. O projeto visou a recuperação direta de 1.500 hectares de áreas invadidas por capim annoni e 2.250 hectares de áreas com a presença de javalis.
Em paralelo, o modelo de atuação da Alianza del Pastizal foi expandido para as propriedades situadas no interior da APA com o objetivo de que 40 novas propriedades sejam certificadas pela Alianza correspondendo a 10.000 hectares de campos nativos conservados através de melhores práticas de manejo.
Estima-se que 80 produtores foram diretamente beneficiados com ações do projeto e outros 700 indiretamente considerando apenas a área da APA.

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a