Nas últimas décadas foram realizados diversos estudos científicos centrados em avaliar a relação entre os hábitos alimentares e a saúde. Os mesmo mostram que adotar hábitos alimentares saudáveis e equilibrados ajuda a prevenir todas as formas de má nutrição, assim como diferentes doenças não transmissíveis e doenças crônico-degenerativas, como o câncer (uma das principais causas de morte no mundo).
Hoje em dia estamos expostos a inúmeros fatores altamente cancerígenos, como por exemplo: fatores físicos, químicos biológicos, (aditivos de alimentos, pesticidas e fertilizantes, luz solar, entre outros). Os especialistas descreveram uma associação estabelecida sobre dieta, peso corporal e certos tipos de câncer.
Uma dieta adequada, que contenha todos os grupos de alimentos associados ao exercício físico pode prevenir o surgimento desta patologia. A alimentação baseada em comidas caseiras, preparadas com alimentos com pouca quantidade de sal, açúcar e gorduras saturadas se associa com um alto nível de saúde e bem-estar.
As frutas, verduras, leguminosas, frutas secas e peixes contêm compostos com propriedades antioxidantes e anti inflamatórias capazes de prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer.
Nenhum alimento sozinho contém todos os nutrientes que precisamos, por isso devemos ter uma alimentação variada.
Algumas dicas:
Preferir sempre a água entre outras bebidas. Limitar os refrigerantes, sucos artificiais e águas saborizadas.
Implementar frutas e verduras em todas as alimentações, isso resultará no peso corporal adequado e consequentemente na sensação de bem-estar.
Optar por azeite no preparo das comidas ao invés de outras gorduras. Evitar a compra de produtos com excesso de gordura e especialmente os que contêm gorduras trans na sua composição.
Incluir peixe no cardápio pelo menos uma vez na semana e reduzir o consumo de carnes processadas, como fiambres e embutidos.
Diminuir o sal e açúcar: pequenas quantidades são suficientes para realçar o sabor e utilizar condimentos naturais.
Preferir cereais integrais, já que são fontes de fibra alimentar e evitar cereais refinados (comuns), com alta concentração de hidratos de carbono.
Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, os quais muitas vezes contêm uma lista de aditivos alimentícios que não proporcionam benefícios à saúde.
Equipe de nutrição da CASMER
Endereço: Ituzaingó, 521 – Rivera
Telefone: (+598) 462 27711
Instagram: @casmeruy