No dia 14 de julho, se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, data de grande relevância e momento de relembrar que cada doador faz diferença na vida de muita gente.
Em nome da agência transfusional, Adriana Andrade informou que uma vez por mês acontecem as coletas na Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento.
E no mês de junho, a coleta será dia 19, das 8h30 às 13h.
– Para realizar essa ação, o doador deve portar documento com foto, ter idade de 18 até 65 anos.
– Se menor de idade, entre 16 e 18 anos, deve ter autorização dos pais ou responsáveis.
– Acima de 60 anos só se for doador de repetição.
– O doador deve ter peso mínimo de 50 quilos.
– As responsáveis pela coleta informam que o doador deve estar alimentado e ter dormido no mínimo 6 horas de sono.
– Pessoas do sexo masculino podem doar quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias a cada doação, já pessoas do sexo feminino, podem doar três vezes ao ano, com intervado de 90 dias.
– Pessoas com febre, gripe, grávidas, lactantes e que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 12 horas antecedentes à doação, não podem doar temporariamente.
No dia da doação: pessoas que utilizam medicamentos contínuos, portadores de alguma doença, e/ou que tenham realizado alguma cirurgia, tratamento dentário, se vacinado, que tenham piercing e/ou tatuagem, serão avaliados individualmente pela assistente social do hemocentro, durante uma entrevista para averiguar se está apto ou não a realizar a doação.
Adriana falou que a doação é um procedimento rápido, depois de realizar um cadastro, a pessoa será encaminhada a uma triagem para aferir os sinais vitais, concluída essa etapa será destinada a uma entrevista particular e sigilosa com a assistente social. Se apto, prossegue para a doação. Após realizar a coleta, o doador receberá um lanche para se recompor.
Com relação às tipagens sanguíneas, a agência preza pelo tipo O-, considerado doador universal e utilizado em urgências e emergências.
Para mais informações, acesse o Instagram @agenciatransfusional e acompanhe todas as notícias.
O ato de doar, salva vidas. Ajude o próximo.

Rodrigo Lorenzoni e autores de capítulos de Liberdade Ameaçada autografam livro em São Paulo
Foi lançado ontem, na Drummond Livraria da Avenida Paulista, em São Paulo, o livro Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 autores sobre o avanço contra as liberdades no Brasil. Participaram da sessão de autógrafos, além de Rodrigo, Eduarda Campopiano, Paulo Kogos, Gustavo Lopes e Marco Antônio Costa. O evento, que superou as expectativas, teve a coordenação da