No decorrer dos dias, após recorrentes reclamações da população santanense sobre a falta do fornecimento de fraldas pela prefeitura de Sant’Ana do Livramento, o secretário da Saúde, Elvio Gulart explicou a situação, dizendo que já há alguns meses o município vem sofrendo com esse problema devido à falta de disponibilidade do material com os fornecedores. Disse também que são processos longos, pois envolvem várias empresas licitadas.
Elvio apontou que, em dezembro de 2023, houve alterações na Lei de Licitações e isso demandou tempo para adequação dos servidores públicos aos novos processos de aquisição.
Gulart ainda relembrou o trágico cenário das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, o que afetou diretamente a falta de mercadoria, pois alguns fornecedores tinham seus depósitos instalados nas áreas alagadas. “Se não tivesse acontecido a catástrofe, provavelmente não seria um problema vigente, pois a mercadoria teria sido entregue”, disse.
O titular da pasta informou que nas últimas duas semanas, a prefeitura busca um novo consórcio de municípios e declarou que aguarda a regularização da documentação ainda nesta semana para realizar a compra do novo material.
“Não é por falta de ação nossa que falta fralda aqui, são vários fatores que envolvidos, sejam eles burocráticos ou até da própria catástrofe”, concluiu Elvio.