Uma queda significativa nos índices criminais vem sendo registrada nestes primeiros meses em Sant’Ana do Livramento. O trabalho de policiamento ostensivo da Brigada Militar e a atuação investigativa da Polícia Civil têm sido fundamentais para a redução dos indicadores, principalmente no combate às associações criminosas instaladas na região fronteiriça.
Estratégias de inteligência, prevenção e ações coordenadas da Brigada Militar permitem a identificação e monitoramento das áreas com maior incidência criminal, bem como um planejamento de estratégias preventivas e educativas junto à comunidade, sendo crucial para a coordenação das operações deliberadas pelo comando do 2º RPMon.
O comandante do regimento, tenente-coronel Aníbal da Silveira, ressaltou a importância da realização de varreduras em locais identificados pelo Serviço de Inteligência como áreas de risco, priorizando abordagens sistemáticas e prisões.
De acordo com o comandante, neste ano, houve uma redução de 25% no número de homicídios dolosos em comparação ao ano de 2023, que registrou 18 homicídios nas duas cidades. Além de uma redução de 50% nos crimes de roubo a residências, e uma redução de 28% nos roubos a pedestre. A repressão ao tráfico de drogas resultou na apreensão de 221 kg de entorpecentes e 43 prisões pelo crime de tráfico de drogas.
Ainda segundo o comandante, o policiamento foi intensificado nos locais com maior probabilidade de crimes, as informações foram unificadas e o trabalho foi voltado às ações conjuntas das equipes táticas. Isto resultou em dados mais objetivos sobre tráfico, armas de fogo, drogas apreendidas e foragidos presos. “As ações contra associações criminosas que traficam e estabelecem pontos de venda de drogas foram reforçadas, sufocando essas organizações para impedir que prosperem”, ressaltou.
Com um papel também fundamental na repressão ao crime organizado, a Polícia Civil realiza um combate minucioso através das investigações, com um trabalho integrado das forças de segurança em Livramento, demonstrando que estratégias bem planejadas e executadas podem, efetivamente, reduzir a criminalidade e promover a segurança pública.
A delegada de Polícia Civil, Giovana Müller, explicou que o trabalho de investigação no combate a esses crimes, especialmente aos de maior letalidade, colabora para a diminuição de homicídios relacionados com a disputa por pontos de traficância.
“O trabalho de investigação, de inteligência, que é realizado, desencadeia operações onde são cumpridos mandados de busca e apreensão, mandados de prisão preventiva e diligências que muitas vezes culminam em prisões em flagrante, e isso se nota com a redução desses índices”, frisou a delegada.
Neste ano, três homicídios foram registrados. Em proporção ao ano passado, no mesmo período, foram sete homicídios. O ano de 2023 encerrou com 16.
“É um trabalho em conjunto das Forças de Segurança Pública e do trabalho da Polícia Civil, principalmente nessa análise de inteligência e investigação que é feita minuciosamente”, disse.
Dos três casos registrados neste ano, a Operação Ceifador prendeu oito pessoas com envolvimento no crime, ligadas também ao crime de furto/abigeato. O caso aconteceu no primeiro dia do ano de 2024, na vila Cristal, quando José Nery Martins Costa foi encontrado sem vida pelos seus vizinhos no interior de sua residência. As investigações apontaram o mandante do crime, conhecido abigeatário da região e os executores, seus dois filhos, e outro homem com diversos antecedentes policiais. Os outros casos continuam em investigação.