qua, 27 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Melhor gestão dos leitos hospitalares é essencial, afirma auditora do TCE-RS

“Não precisamos de mais leitos de hospitais no Estado, e sim de uma melhor utilização dos disponíveis”. A afirmação foi feita pela auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) Isana Oliveira da Silva durante apresentação no “I Seminário em Eficiência Hospitalar – Revelando Oportunidades de Melhorias na Prestação de Serviços de Saúde”. O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de junho através do canal do YouTube do Tribunal de Contas da União (TCU).

A auditoria apresentou o caso “Ampliação da ocupação do bloco cirúrgico pode gerar aumento das cirurgias”, resultado de detalhada auditoria realizada em um hospital da Região Sul do Estado. Foram apresentados os critérios da análise, incluindo eficiência no uso dos recursos hospitalares, capacidade de atendimento e gestão das filas de espera. Os resultados indicaram que a melhor organização e maior utilização do bloco cirúrgico poderiam aumentar significativamente o número de cirurgias, oportunizando o cuidado em saúde no tempo certo.

O seminário promovido pelo TCU objetivou divulgar os resultados do primeiro ciclo de auditoria em eficiência hospitalar. O público-alvo inclui gestores de hospitais públicos e privados, além de secretários estaduais e municipais de saúde, entidades que atuam na gestão da saúde, médicos, enfermeiros e demais profissionais de hospitais, bem como auditores de tribunais de contas, auditores do SUS, auditorias-gerais de Estados e municípios, órgãos de controle interno, membros e servidores do Ministério Público e demais profissionais que prestam serviços hospitalares e estudantes da área de saúde.

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da