qua, 25 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Câmara dos Deputados aprova urgência do projeto que agiliza ajuda às famílias em casos de tragédia climática

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (04/06), a urgência do projeto de lei PL 4769/2023, apresentado pelo deputado federal Afonso Hamm (PP), para agilizar a compra de itens emergenciais como alimentos e água potável em situações de calamidade.

A proposta foi protocolada após as enchentes de setembro do ano passado e, de acordo com o texto, prefeituras e governos estaduais passariam a ter a possibilidade de fazer as compras e, depois, receber o ressarcimento do governo federal.

Diante do desastre climático que atinge o Rio Grande do Sul, Hamm está pedindo prioridade na aprovação da medida, fundamental para dar agilidade no salvamento, socorro e assistência às visitas e, também, para o restabelecimento dos serviços essenciais e a reconstrução.

Hoje não existe a previsão de ressarcimento. Isso vai permitir um atendimento mais imediato, com menos burocracia, pois estamos vivendo uma excepcionalidade. O município compra os alimentos e os itens essenciais para a ajuda humanitária e é ressarcido pelo que desembolsou — explica Hamm.

Segundo o deputado, a proposta é uma demanda de prefeitos gaúchos, atingidos fortemente pelas chuvas dos últimos dias. A excepcionalidade do ressarcimento vale apenas para situações de calamidade pública.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se