Uma criança de 2 anos e dez meses foi transferida de helicóptero, na tarde desta terça-feira (04), de Sant’Ana do Livramento para Lajeado, no Vale do Taquari. Ela estava internada no Hospital Santa Casa da cidade, desde sábado (1°).
Quando deu entrada no hospital com sintomas de apendicite (inflamação do apêndice), ela foi submetida a uma laparotomia e, por não ter Unidade de Terapia Intensiva – UTI Pediátrica, a criança foi internada na UTI adulta.
Após estabilização do quadro, ainda considerado grave, o hospital tentou a primeira possibilidade de transferência para o Hospital Bruno Born. Quando viabilizou o transporte terrestre, os pais não foram localizados no endereço disponibilizado ao hospital, perdendo a primeira oportunidade de locomoção.
Nessa terça, ao localizar a família, o hospital garantiu a transferência aérea junto ao Exército Brasileiro, que pousou um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) pouco antes das 16h, no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec).
A criança foi levada na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o Regimento, de onde decolou às 16h52.